Se esse é seu primeiro acesso, clique aqui. Esqueci minha senha

Unidade de saúde pública em São Paulo cria material de conscientização sobre Mal de Parkinson

11/04/2018

O Ambulatório Multidisciplinar Especializado no Idoso (AME Idoso Sudeste), localizado na cidade de São Paulo, desenvolveu uma série de folders sobre o Mal de Parkinson. Coordenado pelo Dr. Eduardo Canteiro Cruz, médico associado da SBGG, o conteúdo faz alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Parkinson, comemorado no dia 11 de Abril.

São três materiais abordando musicoterapia, fonoaudiologia e fisioterapia a fim de contribuir para a conscientização e educação de pacientes e familiares. “Percebemos que as informações passadas pelo profissional são muito densas. Então este material é para que o paciente revise o que foi ensinado”, diz Cruz. O conteúdo possui uma linguagem menos técnica e mais multidisciplinar.

O material levou um mês e meio para ser concluído e foi inteiramente produzido por uma equipe de especialistas do AME. A ideia surgiu a partir de ações similares que o ambulatório desenvolveu para Alzheimer, prevenção de quedas e entre outros. “Geralmente fazemos ações de conscientização e educação em saúde, então criamos este material para o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Parkinson”, explica Cruz.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1% da população mundial acima dos 65 anos sofre com o Mal de Parkinson. No Brasil estima-se que 200 mil pessoas vivem com a doença.

O AME é uma entidade pública e realiza aproximadamente 4 mil consultas médicas e 2.600 consultas multidisciplinar por mês por meio do Sistema Único de Saúde.

Serviço

Ambulatório Multidisciplinar Especializado no Idoso (AME Idoso Sudeste), Rua Domingos de Morais, 1947, Vila Mariana – São Paulo

Folder Fisioterapia

Folder Musicoterapia

Folder Fonoaudiologia

O trabalho foi desenvolvido pela equipe:

Autores

Marcela Nunes Mecca – fonoaudióloga (especialização Gerontologia UNIFESP)
Christine Brumini – fisioterapeuta especialista em Gerontologia SBGG
Caroline Ferreira Venturini – fisioterapeuta especialista em Gerontologia SBGG
Jessica Corrani Emauer – fisioterapeuta especialista em Neurologia
Rita de Cássia dos Reis Moura- fisioterapeuta e professora de Musicoterapia (FMU)

Revisores

Eliana Tiemi Hayama – assessora técnica
Eduardo Canteiro Cruz- Diretor Clínico AME Idoso Sudeste. Especialista em Geriatria SBGG/ AMB.
Márcia Maiumi Fukujima – Diretora Técnica AME Idoso Sudeste. Neurologista membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia

iTarget

iTarget