O que é?

  • Geriatria
  • Gerontologia

O Título de Especialista em Geriatria é uma certificação emitida pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia que chancela a habilitação técnica do profissional médico nesta área do conhecimento perante as Sociedades Médica e Civil.

Com a expansão do conhecimento ocorrida nas últimas décadas e o crescente interesse da comunidade científica pelo estudo do envelhecimento humano, é grande o volume de informações em Geriatria a serem assimiladas pelos médicos durante a graduação. Os egressos do curso de Medicina com especial interesse nesta área do saber podem buscar fundamentação teórica e treinamento prático específicos em entidades de ensino capacitadas e, depois de cumpridos os requisitos do programa de formação, submeterem-se ao Concurso de Título de Especialista em Geriatria.

O título de especialista em Geriatria certifica que o profissional médico detém as habilidades necessárias ao atendimento especializado a idosos, de acordo com o conhecimento científico atual. Além de valorizar o trabalho do médico titulado, esta certificação é comumente exigida em concursos públicos e para a afiliação a empresas de prestação de serviços de saúde suplementar.

Para qualquer uma das 53 especialidades médicas atualmente reconhecidas no Brasil, o Conselho Federal de Medicina só pode registrar como especialistas os médicos que apresentarem o Certificado de Conclusão de Residência Médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica e/ou o Título de Especialista concedido por Associação ou Sociedade Brasileira da respectiva especialidade, que seja filiada à Associação Médica Brasileira e cujo edital do concurso para Título de Especialista siga as normas desta entidade e seja aprovado pela mesma. A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia é afiliada à Associação Médica Brasileira e o edital do Concurso para Título de Especialista em Geriatria é elaborado de acordo com as determinações da Associação Médica Brasileira, sendo submetido à aprovação desta.

O Certificado de Conclusão de Residência Médica em Geriatria e o Título de Especialista e Geriatria são certificados de natureza diferente, sendo independentes. O médico pode registrar-se como especialista em Geriatria nos Conselhos Regionais de Medicina apresentando qualquer um deles.

Os Certificados de Conclusão de Cursos de Especialização em Geriatria, por sua vez, são importantes no campo acadêmico e, em determinados casos, na etapa de análise de currículo no Concurso para Título de Especialista em Geriatria, mas não são suficientes para registro do médico como especialista nos Conselhos Regionais de Medicina.

Fonte: RESOLUÇÃO CFM Nº 2.005/2012 (Publicada no D.O.U. 21 dez. 2012. Seção I, p.937 a 940) (Nova redação do Anexo II aprovada pela Resolução CFM n. 2068/2013) Acesso via web em 20/11/2014.

O Título de Especialista em Gerontologia é uma certificação emitida pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia aos profissionais das diversas áreas do conhecimento, registrados nos devidos conselhos profissionais.

Com o acelerado processo de envelhecimento humano, cresce a busca por maior conhecimento gerontológico e os profissionais que atuam na área estão cada vez mais interessados em qualificação profissional. O Departamento de Gerontologia vem se empenhando para conquistar a participação dos conselhos e associações de classe nessa qualificação. Recentemente, a SBGG estabeleceu uma parceria com Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia para a titulação conjunta e que, contará com o total apoio do Conselho Federal de Fonoaudiologia – que reconhecerá a o título de fonoaudiólogo especialista em gerontologia emitido pela SBGG.

O Título de Especialista em Gerontologia certifica que o profissional detém as habilidades necessárias ao atendimento especializado a idosos, de acordo com o conhecimento científico atual e experiência na área.

O Certificado de Conclusão de Cursos de Especialização em Gerontologia, é uma importante qualificação no campo acadêmico. No entanto, o Título de Especialista somente é emitido pela SBGG.