SBGG participa da 22ª Reunião da Comissão Intersetorial de Saúde Do Idoso

Nos dias 17 e 18 de agosto aconteceu a 22ª Reunião da Comissão Intersetorial de Saúde Do Idoso (CISID), em Brasília (DF). Presente na ocasião, o presidente da SBGG, João Bastos Freire Neto, participou de discussões sobre a campanha de vacinação de 2015, estratégias de ação participativa na 15º Conferência Nacional de Saúde em Defesa da Política do Idoso, atendimento às pessoas acometidas de câncer no prazo de 60 dias, entre outras pautas.
Um dos assuntos principais discutidos foi a ampliação do número de profissionais em uma perspectiva interdisciplinar e intersetorial capacitados em atenção à saúde da pessoa idosa, além da inclusão do tema envelhecimento e saúde da pessoa idosa nos cursos de graduação e o incentivo à formação de geriatras e especialistas em gerontologia no Brasil.
Outro ponto bastante discutido foi o atendimento do idoso no SUS, onde os participantes pediram ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, garantindo a integralidade da atenção em convergência ​com diferentes realidades e necessidades de saúde da população.
A CISID foi instituída pela Resolução CNS nº 378, de 14 de junho de 2007. É composta por 10 titulares e seus respectivos suplentes, mais o coordenador e coordenador-adjunto que são conselheiros nacionais. A comissão tem como objetivo assessorar o Conselho Nacional de Saúde em assuntos relacionados à saúde do idoso, além de realizar estudos e debates,  propõe oficinas e seminários, e acompanha a implementação da Política Nacional de Saúde do Idoso e do Estatuto do Idoso.