Menu
Filiada à:
Menu

SBGG na mídia: Quedas de idosos na pandemia: causas, exercícios e prevenção

Quedas podem acontecer em qualquer fase da vida, mas nos idosos elas se tornam ainda mais frequentes e perigosas. Por conta disso, é necessário a prática de exercícios físicos para evitá-las. E foi sobre esse tema que o fisioterapeuta Tiago Alexandre, especialista em gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), falou para o Eu Atleta do G1.

As causas das quedas

As quedas não podem ser ignoradas, pois elas podem ter diversos motivos e alertar que algo está errado.

Algumas causas de quedas são: perda de mobilidade; doenças cardiovasculares; articulares; neurológicas; neuroendócrinas, entre outras, logo é importante manter-se atento e procurar atendimento médico, caso houver necessidade.

Como prevenir quedas

A atividade física é a melhor prevenção de quedas, estudos observam que existe uma redução de 21% no risco de cair, caso o idoso pratique algum exercício.

Na matéria, Tiago destacou a importância desses exercícios serem acompanhados por um profissional da área da saúde para evitar que eles tenham um efeito oposto ao desejado.

O especialista da SBGG ainda destacou algumas atividades que podem ser feitas sem o acompanhamento médico, são elas: alongamentos com apoio, fortalecimento de musculatura, exercícios aeróbicos e de estabilidade.

Para ler a matéria completa, acesse: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/quedas-de-idosos-na-pandemia-causas-exercicios-e-prevencao.ghtml