Se esse é seu primeiro acesso, clique aqui. Esqueci minha senha

SBGG lança guia sobre envelhecimento para cobertura jornalística

03/12/2018

Em menos de seis décadas a expectativa de vida do brasileiro ao nascer passou de 52,5 anos para 76 anos. O que significa que a população do país está envelhecendo mais em um curto espaço de tempo. Neste sentido, a cobertura jornalística possui um papel importante de informar e debater sobre o envelhecimento e seu significado para a população. Entretanto, seja falta de conhecimento ou despreparo, não é raro que a imprensa cometa equívocos que não estão de acordo com cenário atual de transição demográfica, como a infantilização do idoso, por exemplo.

Para auxiliar profissionais de comunicação, a SBGG elaborou um guia completo sobre envelhecimento com conceitos de longevidade, informações e interpretações sobre o Estatuto do Idoso, ética, nomenclaturas adequadas e “Os 10 mandamentos da cobertura do envelhecimento”, com dicas sobre o que não usar em matérias jornalística a fim de respeitar o idoso, a biografia e autonomia do personagem.

O “Guia para Jornalistas na Cobertura do Envelhecimento” foi realizado pela Dínamo Editora e está disponível no site da SBGG de forma gratuita. Acesse e saiba mais.

iTarget

iTarget