SBGG lança guia sobre dor em pessoas idosas para profissionais de saúde

A Comissão de Dor da SBGG concluiu a primeira edição do Guia de Dor, material voltad0 para profissionais de saúde que tenham interesse em se aprofundar sobre o diagnóstico e tratamento da dor na pessoa idosa.

O geriatra Diogo Kallas, presidente da Comissão, aponta que de 20 a 50% dos idosos possuem algum tipo de síndrome dolorosa, como problemas osteoarticulares e musculoesqueléticas. Essa porcentagem pode chegar a 80% na população acima de 65 anos que vive em Instituições de Longa Permanência.

O conteúdo baseia-se em três pilares: caracterização, avaliação e tratamento. Kallas explica que o guia foi elaborado para uma abordagem prática da dor no idoso e mostrar a importância de identificar e tratar as síndromes dolorosas.

“A caracterização é a forma como o profissional de saúde vai diagnosticar a dor a partir de um exame físico adequado. Já a avaliação será feita para identificar as possíveis causas e quantificar isso de forma adequada e depois elaborar um plano terapêutico. Isso que nos norteou na execução deste projeto”, explica o geriatra.

O lançamento do Guia será feito no XXI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, que acontecerá entre os dias 6 e 8 de junho na cidade do Rio de Janeiro