SBGG lança 2ª edição de guia sobre o uso da via subcutânea

A primeira edição de “O Uso da Via Subcutânea em Geriatria e Cuidados Paliativos: um guia da SBGG e da ANCP para profissionais” foi disponibilizada em 2016, no Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, em Fortaleza. A publicação foi um sucesso: alcançou repercussão nacional e teve um número expressivo de downloads.

Em novembro de 2017, a SBGG lança a segunda edição do guia. Trata-se de uma publicação de cerca de 60 páginas, com várias fotos, tabelas e ilustrações, que orienta profissionais sobre como utilizar a via subcutânea para infusão de medicamentos e soluções úteis na prática geriátrica e em cuidados ao final da vida. O guia é fruto da colaboração de um grupo de quase 40 profissionais da saúde de todo o Brasil, que inclui enfermeiros, farmacêuticos e médicos, com reconhecimento e prática em punção e manutenção de acessos subcutâneos.

“A publicação passou por uma revisão detalhada, com atualização em pontos importantes”, explica Daniel Azevedo, geriatra, membro da Comissão Permanente de Cuidados Paliativos da SBGG e organizador do guia. “Corrigimos a tabela de compatibilidade entre medicamentos, adicionamos a clorpromazina e a fenitoína, aprimoramos o histórico e a lista de referências. Tudo isso só foi possível graças às inúmeras dúvidas e sugestões que nosso grupo recebeu desde o lançamento da primeira edição. Ficamos com a certeza de que as pessoas leram o material com atenção e fizeram críticas mais do que válidas. O mérito da atualização cabe inteiramente aos revisores, que se dedicaram a esmiuçar o conteúdo, página a página, para melhorar o conteúdo. A Dra. Ximênia Albuquerque, geriatra de Fortaleza, colaborou com um garimpo de inestimável valor histórico, ao resgatar publicações centenárias sobre a técnica. A segunda edição não existiria sem o esforço dessas pessoas.”

Cabe destacar que o lançamento oficial do guia acontecerá durante o II Fórum da Câmara Técnica de Geriatria do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília, no dia 9. O motivo para o lançamento nesse evento é especial: o guia conta com a chancela institucional do CFM, que, ao conhecer o material original, decidiu apoiar oficialmente a nova edição para garantir que ela receba ampla divulgação.

“Para a SBGG, é uma honra contar com o respaldo institucional do CFM. Pretendemos, dessa maneira, que o guia atinja um número maior de profissionais e que se constitua, de fato, em referência nacional sobre o assunto. Não há mais razão que justifique qualquer preconceito com a via subcutânea, estabelecida de forma definitiva em publicações internacionais. Ela precisa ser dominada e utilizada da forma correta na prática diária”, esclarece José Elias Soares Pinheiro, presidente da SBGG.

Você já conhece o guia? clique aqui para baixar a sua cópia.