SBGG Indica: A máquina de fazer espanhóis

Neste mês, o SBGG Indica, editorial dedicado a compartilhar indicações com especialistas, familiares e demais envolvidos no cotidiano da pessoa idosa, recomenda o livro A máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe.

A indicação é da Dra. Maura Aparecida Meira Maia, geriatra titulada pela SBGG que tem um clube do livro para debater produções com temáticas importantes.

A máquina de fazer espanhóis

“Neste livro monumental, o escritor português Valter Hugo Mãe, um dos mais importantes autores da atualidade, narra a história de Antônio Jorge da Silva, um barbeiro que acaba de completar 84 anos, e que depois de perder a companheira de 40 anos de convivência, foi levado pela filha para uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, a casa Feliz Idade. Sozinho, desolado e vivendo o luto pela perda da esposa, Antônio se vê obrigado a encontrar novas razões para viver.

Com maestria e um texto exuberante, o autor reflete não apenas para a perda da identidade, que pode acontecer com o envelhecimento, mas também sobre as infinitas possibilidades de ressignificação da vida, por meio da troca de experiências entre o personagem principal e seus companheiros, também internados na casa Feliz Idade.

No decorrer da leitura, o leitor, assim como Antônio, protagonista e narrador, constata que uma aliada nesse processo de ressignificação da vida é a memória, colocando a construção de lembranças como companhia. No retrato, a vida é um acúmulo de situações e de afetos, carinhos, nomes e pessoas que, quer elas estejam ou não conosco, na memória são uma companhia para sempre. Assim, é como superar a morte.
Valter, por meio de Antônio Jorge da Silva, nos leva a compreender que a morte pode ser superada pela memória e que o sentido da vida está nas relações que são construídas e ressignificadas cotidianamente pelos seres humanos”, afirma a Dra. Maura.

Gostou da indicação? Deixe comentários sobre a obra caso a conheça e aguarde por mais sugestões!

Siga a SBGG nas redes sociais:

/LinkedIn /Facebook /Instagram