SBGG divulga recomendações elaboradas para a Choosing Wisely Brasil e lança o Guia de Dor durante o segundo dia CBGG 2018; nova diretoria é eleita por aclamação

O segundo dia do XXI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia aconteceu nesta quinta-feira, 7, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Apesar da chuva, as dez salas do Windsor Convention & Expo Center estavam lotadas para acompanhar as palestras sobre cuidados paliativos, diretiva antecipada de vontade, bioética e fragilidade, entre muitos outros temas. O dia também foi marcado pela realização da Assembleia Geral da SBGG, que definiu por aclamação a eleição da Chapa Gero-Geriatria.

Durante a manhã aconteceu na sala América I o Fórum de Cuidados Paliativos. Com moderação da Dra. Liane Moraes Dias, a Dra. Ana Beatriz Galhardi Di Tommaso falou sobre as perspectivas futuras do cuidado paliativo. Já a Dra. Mirella Rebello Bezerra abordou o “O desafio da paliação no idoso frágil”. Ainda pela manhã aconteceu o Simpósio da Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerontologia (ABRAFIGE), abordando temas como a fisioterapia aplicada à gerontologia e o uso de tecnologias para monitoramento domiciliar de quedas em idosos.

Na sala América I, o Dr. Renato Bandeira de Mello apresentou ao público as dez recomendações elaboradas pela SBGG e pela Choosing Wisely Brasil, iniciativa internacional que busca promover o debate racional sobre tópicos controversos na assistência ao paciente. As recomendações de escolhas sensatas em geriatria e gerontologia foram definidas pelos associados da SBGG em abril de 2018 e estão disponíveis no site da Sociedade (hiperlink).

Destaque no primeiro dia, o Dr. Frank Ferris voltou a chamar a atenção dos congressistas com a palestra sobre o planejamento de cuidados avançados. Com uma aula repleta de provocações, o convidado canadense utilizou as opiniões pessoais dos participantes para levantar questionamentos a respeito da prática médica paliativa. Ferris ainda apresentou aos participantes o jogo “Cartas na Mesa” (GoWish). O jogo, disponibilizado no Brasil pela SBGG, propõe fornecer ferramentas ao paciente, seja ele idoso ou não, discutir seus valores e preferências ao final da vida.

O dia ainda foi marcado pelo lançamento do guia “Dor: o quinto sinal vital – abordagem prática no idoso”. O presidente da Comissão de Dor e responsável pelo material, Dr. Diogo Kallas Barcellos, apontou que entre 20 e 50% dos idosos possuem algum tipo de síndrome dolorosa, como problemas osteoarticulares e musculoesqueléticos. Essa porcentagem pode chegar a 80% na população acima de 65 anos que vive em Instituições de Longa Permanência.  O guia baseia-se em três pilares: caracterização, avaliação e tratamento, e o conteúdo foi elaborado para uma abordagem prática da dor no idoso, além de mostrar a importância de identificar e tratar as síndromes dolorosas.

A conferencista irlandesa Kate Irving encerrou o segundo dia de CBGG com a plenária sobre como encontrar a identidade da pessoa com demência. A palestra é um complemento da apresentada na quarta-feira (hiperlink) e utilizou exemplos práticos a fim de mostrar ao público as melhores técnicas de comunicação para pessoas com este tipo de condição.

Já no início da noite, aconteceu a Assembleia Geral Ordinária da SBGG. Após as deliberações, a chapa “Gero – Geriatria e Gero – Gerontologia” foi eleita por aclamação. A nova diretoria é composta por oito integrantes, sendo seis médicos e dois especialistas em gerontologia e ficará à frente da Sociedade durante o biênio 2018-2020.

Confira os integrantes da nova diretoria:

Chapa Gero – Geriatria

Presidente: Carlos André Uehara (médico)

Vice-presidente: Ivéte Berkenbrock (médica)

Secretária-geral: Verônica Hagemeyer Santos (médica)

Tesoureira: Juliana Junqueira (médica)

Diretoria de Defesa Profissional e Ética: Maria do Carmo Lencastre de Menezes e Cruz Dueire Lins (médica)

Diretor Científico: Renato Gorga Bandeira de Mello (médico)

Chapa Gero – Gerontologia

2º Vice-presidente: Vania Beatriz Merlotti Herédia (socióloga)

Secretária-adjunta: Valmari Cristina Aranha (psicóloga)