SBGG cria Comissão de Vacinação para reforçar a importância da imunização em idosos

Neste mês de dezembro a SBGG implementou a Comissão de Vacinação com o objetivo de engajar profissionais de saúde e conscientizar a população sobre a importância das vacinas em idosos.
Na velhice, as infecções são responsáveis por parte dos problemas de saúde em idosos e estão relacionadas à menor capacidade de defesa do organismo e alterações naturais da idade. Nestes casos, a imunização auxilia na prevenção de doenças. Segundo Maisa Kairalla, presidente da Comissão, “os trabalhos serão voltados para o engajamento do público e a prevenção de vida saudável do idoso”.
Apesar do aumento das campanhas de imunização, os índices de vacinação em idosos ainda não são satisfatórios, mesmo com custo-benefício comprovado. No Brasil, cerca de 50% das internações por pneumonia são de pessoas acima dos 60 anos de idade.
A Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM) e a SBGG preconizam a utilização das vacinas como: Influenza, infecções Pneumocócicas, Tétano-difteria, Hepatite A e B, oferecidas de forma gratuita na rede pública de saúde, e Herpes Zoster, disponível em clínicas privadas.
A Comissão também pretende reforçar a importância do profissional da rede básica de saúde, uma vez que são estes os responsáveis pelo primeiro contato com a população idosa e devem estar aptos a orientar de forma adequada sobre a necessidade da imunização.