Se esse é seu primeiro acesso, clique aqui. Esqueci minha senha

Primeiro dia de CBGG tem homenagens e atividades com foco no conhecimento multidisciplinar

06/06/2018

Começou hoje, 6, o XXI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, o principal encontro sobre envelhecimento da América Latina. Neste primeiro dia, o evento reuniu mais de 2.300 mil pessoas no Windsor Convention & Expo Center, Rio de Janeiro, para abordar temas como os desafios e aspectos jurídicos das Instituições de Longa Permanência para Idosos, 15 anos do Estatuto do Idoso, demência, resiliência, comorbidades e polifarmácia, entre outros.

O dia começou com as atividades de Extensão em Geriatria, novidade da SBGG para o congresso deste ano. Foram 70 inscritos para as aulas que serão realizadas durante os três dias de evento. A Extensão é voltada para médicos não geriatras e tem como objetivo introduzir o aluno aos conceitos que envolvem o envelhecimento, de forma que ele esteja apto a reconhecer características clínicas e orientar o paciente de forma adequada em uma gama abrangente de áreas.

Umas das primeiras sessões do dia foi a do Ministério Público sobre os aspectos jurídicos e práticos do cuidado nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILIPs), moderada pelo promotor de justiça do Estado do Ceará, Alexandre Alcântara, e Dra. Cristiane Branquinho Lucas, subcoordenadora Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência.

Entre as Oficinas Interativas, a presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG, Claudia Fló, apresentou a experiência bem-sucedida do programa São Paulo Amigo do Idoso. Com a partição de 11 secretarias estaduais, a ação promove uma rede de proteção assistencial à população idosa. O programa foi instituído em 2012 e implantou novos Centros de Convivência dos Idosos e Centro Dia, unidade de acolhimento para idosos semidependentes e aqueles cuja família não tem condições de dar atenção e cuidado durante o dia.

Durante todo o dia a SBGG promoveu o Fórum “15º Aniversário do Estatuto do Idoso”, que foi publicado no dia 1º de outubro de 2003. Até o fim do Congresso será elaborada uma carta com sugestões de mudanças para o Estatuto que contará com a assinatura dos participantes e será enviada à Brasília.

Na parte da tarde destaque também para a palestra da conferencista irlandesa Kate Irving, que trouxe sua experiência de mais de 20 anos como enfermeira especializada em pessoas com demência na forma de relatos de caso e reflexões a respeito do cuidado desses pacientes. Ainda durante a tarde, o médico especialista em gerontologia e ex-diretor da Organização Mundial de Saúde, Dr. Alexandre Kalache, apresentou a palestra sobre Resiliência.

O ponto alto do primeiro dia do Congresso foi durante a cerimônia de abertura, apresentada pelo secretário-geral da SBGG, Dr. Daniel Azevedo. No discurso de inauguração, o presidente Dr. José Elias destacou a perspectiva do envelhecimento populacional no Brasil e a necessidade de pensarmos nos cuidados com os idosos. Já Claudia Fló, lembrou a trajetória da atual diretoria nos últimos dois anos e reforçou o significado de Kairós, palavra grega que significa “momento oportuno para realizar algo” e que deu nome à Chapa na última eleição, em 2016. Ambos prestaram homenagens a sete integrantes da SBGG, enaltecendo a importante colaboração de cada um para a geriatria, gerontologia e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Entre os homenageados, destaque para o Dr. Frank Ferris, diretor executivo de medicina paliativa, pesquisa e educação da OhioHealth, EUA, por seus serviços prestados à medicina paliativa e parceria com a SBGG nos últimos quatro anos. Ferris recebeu das mãos do Dr. José Elias e Claudia Fló o título de Associado Honorário.

Ferris ainda encerrou o primeiro dia de Congresso com a palestra “Envelhecimento no século XXI: o que você quer para si mesmo?”, em que trouxe para os especialistas brasileiros uma reflexão introspectiva a respeito de suas vontades pessoais relacionadas ao envelhecimento e o fim da vida e as condições que estes proporcionam para seus pacientes.

Discurso do presidente Dr. José Elias Pinheiro na abertura oficial do XXI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia

iTarget

iTarget