Presidente da SBGG Nacional fala sobre a síndrome de Charles Bonnet em programa de TV

A síndrome de Charles Bonnet foi descrita em 1760, com pessoas idosas tendo visões de homens, mulheres, pássaros e construções que mudavam de forma, tamanho e lugar, não sendo aceitas como “reais” pelo paciente.

O principal especialista nesse assunto é o saudoso Oliver Sachs, neurologista e escritor, que abordou o tema “O que as alucinações revelam sobre nossas mentes?”, no programa TED: Compartilhando ideias, da TV Futura. Para falar sobre esse e outros transtornos que afetam os idosos, o programa contou com a presença do presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), José Elias Soares Pinheiro, na última quinta-feira (14).

Em um bate papo franco e didático, o representante da SBGG disse o quão fundamental é ter informações para se atentar a inúmeros cuidados. “Quando a pessoa perde o sentido ela se torna mais sensível”, afirma.

Para o médico geriatra, o grande fantasma da mente do idosos é o esquecimento, porém o esquecimento faz parte do processo fisiológico. “Quando o esquecimento leva o comprometimento funcional, pode-se então procurar um especialista”, completa.

Assista o programa na íntegra: https://goo.gl/rL2b7k