Posicionamento sobre visitas externas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI)

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) atualizou o posicionamento sobre visitas externas em Instituições de Longa Permanência para Idosos, por conta de diversos questionamentos após a vacinação dos residentes e funcionários das instituições.

Segundo relatório de 1º de fevereiro de 2021 de mortes por COVID-19 em diversos países, população de residentes em ILPI é responsável por número substancial de óbitos.

Até o presente momento não existem dados científicos sobre o comportamento da COVID-19 entre idosos vulneráveis vacinados, principalmente os residentes em ILPI.

Em virtude desses dados, a Sociedade reforça a necessidade das medidas de segurança como uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) principalmente máscara facial, distanciamento social, higienização das mão, treinamento e capacitação das equipes que atuam nas instituições e máximos cuidados para se evitar novos surtos de COVID-19 em ILPI.

E por conta do momento atual que o Brasil está passando na pandemia, pela nova variante que está circulando no País e pelo alto número de óbitos diários e o risco de novos surtos, a SBGG recomenda a manutenção da suspensão das visitas em ILPI.

Leia o posicionamento completo:

https://sbgg.org.br/wp-content/uploads/2021/03/nota_10-03-21-1.pdf