Posicionamento sobre o primeiro caso de coronavírus no Brasil

Na última quarta-feira (26/2), o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus no Brasil. O paciente é um homem de 61 anos, residente em São Paulo, e esteve na região da Lombardia, durante o surto de casos na Itália, de 9 a 20 de fevereiro.

Dois dias após retornar de viagem, o homem apresentou febre, tosse seca, dor de garganta e coriza – sintomas compatíveis com a suspeita de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19).

Em nota, o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, informou que o paciente foi atendido na segunda-feira (24) e que se encontra em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório pelos próximos 14 dias. O homem está em casa, tem sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão.

Coronavírus e idosos

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) reforça a importância dos cuidados com a saúde do idoso relacionados ao coronavírus, cujos agentes infecciosos provocam sintomas similares a outras doenças, como o influenza, comum na população acima de 60 anos. 

A infecção pelo COVID-19 se manifesta como um quadro viral respiratório, semelhantes a um resfriado, apresentando os sintomas como dor de garganta, febre e tosse. Deve-se considerar a suspeita pela infecção pela Covid-19 em caso de associação de múltiplos sintomas com histórico de viagem para área com transmissão local ou contato próximo de caso suspeito para o coronavírus nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sintomas. O mesmo serve para profissionais de saúde que tiveram contato próximo de caso confirmado de COVID-19.

Segundo a presidente da Comissão de Imunização da SBGG, Drª Maísa Kairalla, pesquisas têm demonstrado maior vulnerabilidade entre idosos quanto à incidência da doença. “Existe a imunosenescência, que é o envelhecimento natural do organismo e pode deixar a pessoa idosa mais suscetível a infecções em geral”.

Medidas de prevenção

Os cuidados para prevenção da COVID-19 devem ser seguidos por todas as faixas etárias, porém, entre pessoas acima de 60 anos é fundamental manter o calendário de vacinação em dia para se proteger de múltiplas infecções. “Também é importante cuidar da hidratação e alimentação e, para pacientes com comorbidades, tratar as doenças existentes para garantir um maior controle do caso”, explica Drª Maísa.

“A medida principal é inibir a contaminação, lavando as mãos constantemente, usando álcool em gel, evitando multidões e o contato com pessoas que vieram das áreas expostas ao vírus”. Para profissionais de saúde que atuam com pessoas idosas, a recomendação segue as medidas de precaução padrão: usar máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção e, para realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias (como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro), utilizar precaução por aerossóis, com o uso de máscara N95.

Para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus, o Ministério da Saúde traz as seguintes recomendações:

       Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete e evitar levar as mãos ao rosto – principalmente à boca.

       Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

       Levar sempre um frasco de álcool em gel para garantir que suas mãos sempre estejam esterilizadas.

       Não compartilhar utensílios de uso pessoal (como toalhas, copos, talheres e travesseiros).

       Manter hábitos saudáveis. Alimentar-se bem e comer verduras e frutas. Beber bastante água.

       Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência (por ex., celulares).

       Em casos suspeitos ou confirmados, o paciente deve evitar contato com pessoas e permanecer em casa até a resolução completa dos sinais e sintomas.

       Em caso de suspeita, fale com as autoridades sanitárias.

 Veja outras informações no boletim da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), parceira da SBGG: http://bit.ly/CoronavirusSBI