PNAD 3: Cobertura previdenciária entre idosos é de 81,9% no Brasil

Dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do ano passado

Proteção dos idosos- A Secretaria de Políticas de Previdência Social constatou, através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio 2013 (Pnad/IBGE), que 81,9% dos idosos brasileiros estão protegidos pela Previdência Social. São 21,5 milhões de pessoas com 60 anos de idade ou mais que contam com cobertura previdenciária. Ainda existem 4,8 milhões de brasileiros idosos sem proteção da Previdência Social.

No caso dos homens dessa faixa etária, a proteção chega a 86,1% (10,1 milhões) e para as mulheres idosas, o percentual de cobertura chega a 78,5% (11,5 milhões). A maior parte dos idosos protegidos recebia aposentadoria, grupo em que preponderavam os homens. Os homens também eram maioria entre os não beneficiários que contribuíam para a Previdência Social, fato explicado, principalmente, por se depararem com requisitos mais elevados de idade e tempo de contribuição para o requerimento de aposentadorias.

Impacto nos estados – Uma análise regional aponta que 10 estados brasileiros, estão acima da média de proteção nacional, 81,9%. O Estado de Santa Catarina, na Região Sul, possui a melhor cobertura do país, com 88,8% de idosos protegidos. A menor cobertura está no Amazonas, na Região Norte, com 69,4%.

Fonte: Ministério da Previdência Social