Motivos para contratar uma pessoa idosa

As pessoas idosas representam um quinto da população brasileira, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Dessas, 18,5% trabalham, 85% moram com outras pessoas e 75% contribuem com pelo menos metade da renda familiar.

O trabalho nessa idade é uma realidade e o país possui diversas ações para estimular a contratação de pessoas nessa faixa etária.

O Projeto de Lei (PL) 4.890/2019, aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), tem como finalidade oferecer incentivos fiscais, com duração de cinco anos, para empresas que contratarem funcionários com idade igual ou superior a 60 anos.

Além disso, diversas companhias possuem programas exclusivos para contratação de pessoas idosas com o intuito de valorizar toda a carga de conhecimento que possuem.

Veja três motivos para contratar pessoas idosas:

Paciência: estão mais acostumadas a trabalhos monótonos, repetitivos e são mais habituadas a seguir uma rotina de trabalho.

Experiência de vida: a maturidade traz uma bagagem que foi construída com muitas experiências e pode ser importante na tomada de decisões e dedicação.

Maturidade emocional: as pessoas idosas costumam ser mais resilientes em comparação a outras pessoas que têm pouco controle emocional, justamente por terem tido poucas vivências afetivas.

Para acompanhar mais sobre as especialidades e o envelhecimento no Brasil, siga a SBGG nas redes sociais:

/LinkedIn /Facebook /Instagram