Menu
Filiada à:
Menu

Minhas Vontades: aplicativo das Diretivas Antecipadas de Vontade

Em 2020 a SBGG criou o aplicativo Minhas Vontades, um instrumento de reflexão sobre o que queremos para a nossa saúde caso não estejamos aptos a expressar nossas vontades. As Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV) é uma ferramenta de proteção à autonomia dos indivíduos que se encontram sem condições de expressar suas vontades no que se refere aos cuidados à saúde diante de uma condição grave e potencialmente sem possibilidade de cura.

O que são Diretivas Antecipadas de Vontade?

O Conselho Federal de Medicina elaborou a Resolução em 2012, para definir com antecedência o conjunto de desejos expressos pelo paciente sobre cuidados e tratamentos que deseja, ou não, receber no momento em que estiver incapacitado de expressar, livre e autonomamente, sua vontade. Uma forma de deixar registrados os desejos e preferências no que se refere aos cuidados à saúde diante de uma condição ameaçadora à vida. Além do registro de suas próprias vontades, o indivíduo pode também indicar uma pessoa que o represente caso não seja possível se expressar.

A reflexão é necessária

Para utilizar o aplicativo é necessário a reflexão sobre as vontades e preferências, por isso a 𝑪𝒐𝒎𝒊𝒔𝒔𝒂̃𝒐 𝑷𝒆𝒓𝒎𝒂𝒏𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒅𝒆 𝑪𝒖𝒊𝒅𝒂𝒅𝒐𝒔 𝑷𝒂𝒍𝒊𝒂𝒕𝒊𝒗𝒐𝒔 𝒅𝒂 𝑺𝑩𝑮𝑮 criou o Minhas Vontades, para que as Diretivas sejam colocadas em práticas e debatidas por profissionais, médicos e pacientes, e porque ter o poder de escolha é necessário!

Baixe o aplicativo!

O aplicativo possui um visual fácil e intuitivo para ser facilmente utilizado por todos. Veja abaixo o passo a passo:

1.Baixe o aplicativo;
2.Clique em “Novo”;
3.Preencha a identificação;
4.Explore a teoria sobre DAV;
5.Siga os passos do registro de suas preferências, com pausas para reflexão, até concluir o documento.

É recomendado que posteriormente, o documento seja debatido com o geriatra e compartilhado com todos os que assistem a sua saúde e seus cuidados.

Veja o vídeo para mais informações sobre o aplicativo: