Manifesto do Comitê Extraordinário de Monitoramento (CEM) COVID-19 AMB

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia participou hoje da coletiva on-line para o enfrentamento da COVID-19, promovida pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedades de Especialidade Médica diretamente relacionadas a assistência de pacientes acometidos pelo vírus SARS-Cov2, para detalhar a criação do Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid-19 (CEM COVID_AMB).

Carlos Andre Uehara, Presidente da SBGG, participou do encontro e reforçou que não existem evidências científicas que justifiquem o tratamento precoce farmacológico contra a COVID-19, dizendo que a população idosa foi extremamente impactada. “Com mais de 270 mil mortes, a maior parcela é do público idoso. Dos 2 mil óbitos por dia, cerca de 1,5 mil são de pessoas com mais de 60 anos.
O isolamento dos avós que não podem ficar com netos e filhos pode resultar em depressão e suicídio. Precisamos ficar muito atentos ao etarismo (preconceito ao idoso) que ficou ainda mais evidente nesta pandemia, como se a vida dos idosos valessem menos do que de outras parcelas da população”. Sobre a prioridade de vacinação, Uehara diz que os idosos são os mais acometidos e por esse motivo precisam ser priorizados. Ele encerrou a reunião reforçando a mensagem “Se não tivéssemos o SUS no Brasil, provavelmente a tragédia seria ainda pior”.

O CEM monitorará permanentemente a pandemia em todo o território nacional e as ações dos órgãos responsáveis pela saúde pública, com o intuito de consolidar informações e, a partir de retratos atualizados, transmitir orientações periódicas de conduta para cuidados e prevenção aos cidadãos e aos profissionais da Medicina. Iniciativa conjunta da Associação Médica Brasileira com as 54 Especialidades oficialmente reconhecidas no País, o CEM tem apoio das associações estaduais federadas e do Distrito Federal da AMB e das Regionais das Sociedades Médicas. Confira o comunicado completo:

Manifesto do Comitê Extraordinário de Monitoramento (CEM) COVID-19 AMB