Intercâmbio de experiências entre idosos e profissionais de geriatria e gerontologia marca CBGG 2014

Belém do Pará foi a meca da geriatria e da gerontologia entre os dias 29 de abril e 3 de maio. Neste período, mais de 3 mil pessoas, entre idosos e profissionais da especialidade das cinco regiões do Brasil e de outros países, se reuniram no Hangar Centro de Convenções da Amazônia para participar do XIX CBGG, trocar experiências e compartilhar anseios frente ao crescimento do número de idosos no País.
Norteados pelo tema “A nova geração de idosos e os desafios contemporâneos”, 258 conferencistas nacionais e 14 internacionais discutiram o panorama atual do envelhecimento e as perspectivas futuras do crescimento desta parcela da população no Brasil, bem como as fragilidades nos campos da saúde, educação, qualidade e vida, acessibilidade e demais aspectos referentes à inserção social e no mercado de trabalho.
Na opinião da presidente da Comissão Científica do Congresso, Maria Alice Toledo, esta edição do encontro pode ser considerada exitosa e gratificante, tanto em número de congressistas, quanto no teor dos temas apresentados e debatidos ao longo dos quatro dias de atividades educacionais e científicas. “Procuramos trazer assuntos que incentivassem discussões sobre o envelhecimento do âmbito do geriatra e do gerontólogo, de maneira global, deste o contexto educacional ao campo da evolução em pesquisas, bem como aos aspectos socioeconômicos e, também, temas atuais ligados a prática diária como forma de esclarecer sobre possíveis dúvidas”, declarou Maria Alice.
Para o geriatra e conferencista do XIX CBGG, Milton Luiz Gorzoni, que participou do curso pré-congresso “Aspectos Básicos da Farmacologia Clínica em Geriatria” e das atividades “Fogo Cruzado” sobre “Uso Racional de Benzodiazepínicos no Sono” e “Uso de Vitaminas na Prática Clínica x Evidências”, este foi o melhor Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia que participou. Em carta de agradecimento à SBGG, Gorzoni parabenizou a Comissão Organizadora e destacou a qualidade da programação científica. (Leia a mensagem na íntegra)
Porém, os destaques do Congresso ultrapassam a grade científica. Quem foi ao XIX CBGG não consegue esquecer o rosto de Dona Mariana, uma idosa de 92 anos que emocionou os congressistas ao tocar Beethoven em pleno salão de expositores.
De acordo com a presidente do XIX CBGG, a geriatra paraense Nezilour Lobato Rodrigues, um longo caminho foi percorrido para concretizar esta edição do Congresso. “Neste período em que estivemos juntos em Belém do Pará, foi possível sentir um espírito de motivação em todos, o que possibilitou de buscarmos juntos estratégias para cada dia mais estarmos preparados para esta empreitada que temos pela frente”, declarou Nezilour, que também está à frente da SBGG.
Para a SBGG o idoso deve ser visto, sobretudo, com um olhar integral, não apenas centrado em saúde, mas em educação, cultura, entretenimento, esportes. “É preciso enxergar o idoso não de forma linear na idade, mas no que compete cada momento da vida, inclusive, dos centenários. Uma população de 60 até os 100 anos não pode ser cuidada da mesma forma”, relata Nezilour.
Outro aspecto ponderado pela presidente do CBGG refere-se ao olhar diferenciado a ser adotado ao se falar em idoso no Brasil. “Hoje não mais devemos atrelar a velhice à doença ou a símbolos como óculos e bengalas. Temos, na verdade, uma população idosa altamente produtiva e ativa, que atinge, em grande parte, a maior idade com qualidade de vida”, relata. Frente a este perfil, ela defende a necessidade de se investir mais em políticas públicas, concretas, assistencialistas e que valorizem e protejam os idosos são algumas das formas de aperfeiçoamento.
Em seu discurso de encerramento, a presidente do Congresso, Nezilour Lobato Rodrigues agradeceu todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para que esta fosse uma edição com um caráter multiprofissional e com uma visão integrada de todas as esferas do envelhecimento, o que garantiu que as 11 salas de palestras estivessem sempre cheias. “Espero que em cada um de nós tenha sido plantada mais uma semente de conhecimento e entusiasmo para seguirmos nossa profissão de geriatras e gerontólogos dando o melhor de nós, dia após dia!”
Bianual, o próximo CBGG acontecerá em 2016, em Fortaleza (CE).