Inserção da Odontogeriatria nas redes de atenção em saúde

N01_Imagem_documentoEm carta assinada durante o CBGG 2016, médicos geriatras e especialistas em gerontologia pedem da atenção à saúde bucal do idoso nas ESFs e ILPIs
A importância de inserir a especialidade “Odontogeriatria” nas redes de assistência em saúde, no âmbito da estratégia de saúde da família, nas instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), e nos currículos dos cursos de graduação em Odontologia, como preconiza o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), foi reiterada na “Carta da Odontogeriatria”. (faça download do documento)
Concebido durante o V Simpósio de Odontogeriatria, realizado no XX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, encontro realizado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), em Fortaleza (CE), de 7 a 11 de junho, o documento foi assinado por médicos geriatras, dentistas, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, psicólogos, pedagogos, fisioterapeutas, sociólogos e educadores físicos.
Juntos, os especialistas reivindicam a concepção de atividades de promoção, prevenção, acompanhamento e tratamento de doenças da cavidade oral no âmbito da assistência prestada à saúde do idoso, num modelo de atenção interdisciplinar.
A carta apresenta a proposição de um modelo em nível ambulatorial, dividido em duas etapas. A primeira consiste na captação e identificação da pessoa idosa. A segunda na avaliação, diagnóstico, planejamento e execução das intervenções. Para estas atividades o Odontogeriatria é o profissional capacitado a exercer a função, proporcionando um atendimento de qualidade.
Para ampliação dessa rede de assistência em saúde o documento salienta a relevância da incorporação no currículo dos cursos de graduação em Odontologia da especialidade – Odontogeriatria, ramo da Odontologia que enfatiza o cuidado bucal da população idosa, especificamente participando da promoção do envelhecimento saudável, através de procedimentos preventivos, curativos, reabilitadores e paliativos.
Acesse a íntegra da Carta da Odontogeriatria. faça download do documento