Homenagem SBGG-RJ – Laura Machado

Laura Machado tem uma longa e consolidada carreira na área do envelhecimento. Com ideias visionárias e ações empreendedoras, atua há mais de 30 anos com expertise em processo de intervenção, formação, consultoria nacional e internacional para organizações públicas, privadas e do terceiro setor, além de ser defensora e idealizadora de políticas públicas e ações de fomento à valorização da pessoa idosa no país.

Formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978), desde jovem universitária, desenvolvia trabalhos na área do envelhecimento. Após a graduação, iniciou sua clínica trabalhando com idosos em psicoterapia e aconselhamento de suas famílias, atividade clínica que exerce até hoje.

Mestre em Psicologia Clínica (1992) com tese na área de gerontologia pela mesma universidade e titulada em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG/2009), foi fundadora e Diretora Executiva do Instituto de Gerontologia da Universidade Candido Mendes do Rio de Janeiro (UCAM/1992), coordenadora acadêmica e professora do Curso de Especialização Lato-Sensu em Gerontologia da UCAM (2002-2006).

Palestrante e Professora convidada de inúmeras Universidades Nacionais e Internacionais, é Diretora executiva da InterAGE – Consultoria em Gerontologia Ltda (2005-atual), empresa que presta consultoria para organizações do 1º, 2º, e 3º setor na área do Envelhecimento, atuando nos últimos anos na implementação de políticas públicas junto aos Conselhos de Direitos. Foi pioneira na área de desenvolvimento de projetos na iniciativa privada brasileira, quando criou e se tornou consultora do Banco Real no Projeto “Talentos da Maturidade” (1999-2006) e posteriormente do Banco Santander em inúmeros projetos na área de marketing e de investimento social privado.

Representante da International Association of Gerontology and Geriatrics (IAGG) na ONU (2005-atual) e membro do Conselho Diretor da ONG HelpAge International (2012- atual).

Laura Machado também foi cofundadora e representante da Internacional Network for the Prevention of Elder Abuse (INPEA) no Brasil e na América Latina (1997 a 2006), dentre inúmeras representações e contribuições a diversos organismos internacionais.

Escritora de artigos e capítulos de livros, em especial na área de psicologia clínica, psicoterapia para idosos, violência contra as pessoas idosas e Direitos Humanos, também publicou o livro “Talento não tem idade – Construindo juntos uma sociedade para todos”.

Construiu o seu percurso na SBGG desde os anos 1980 junto a SBGG/RJ, e posteriormente como presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG Nacional (1997 a 2000), presidente da Comissão para Assuntos Internacionais da SBGG Nacional (2000 a 2002) e atualmente, membro do Conselho Consultivo de Gerontologia da SBGG Rio de Janeiro (2020-atual). Em 2010, foi contemplada com o Prêmio em Direitos Humanos na categoria “Garantia dos Direitos das Pessoas Idosas” do Governo Federal pelos serviços prestados ao país e, em 2013, recebeu o “Presidential Award” pela representação na ONU em defesa da necessidade de uma convenção da ONU sobre os direitos das pessoas idosas.

Os feitos de Laura Machado representam a implementação de projetos de vanguarda, especialmente na valorização da formação profissional em nível de pós-graduação, acesso e garantia de direitos, reconhecimento e valorização da pessoa idosa em nossa sociedade. Ademais, retrata a sua seriedade, competência e leveza em estabelecer relações internacionais profícuas em prol da pessoa idosa.

Nossa estima por todo o empenho em fazer a diferença no campo da Gerontologia, fruto de muito trabalho e rica produtividade em diversas instituições, sociedades de ensino e científicas, que permitiram o alcance de grandes conquistas. Parabenizamos Laura Machado pelo propósito e caminho percorrido com dedicação ao longo desses anos, com obstáculos que foram brilhantemente superados.

Agradecemos pela inspiração que sua trajetória nos traz e pelo papel bem desempenhado na implementação de frentes de trabalho ligadas ao envelhecimento humano no Brasil e em esferas internacionais. Gratidão por permanecer atuando ativamente e com afinco, motivo de inspiração a todos pesquisadores e profissionais que militam no campo do envelhecimento em nosso país.