Menu
Filiada à:
Menu

Homenageado da SBGG-DF: Dr. Renato Maia Guimarães

Alguns profissionais, ao contribuírem de maneira significativa para a sociedade, marcaram seus nomes na história!

Gostaríamos de render homenagem a grandes personalidades da geriatria e gerontologia com mais de 60 anos, sendo certamente inevitável mencionar o grande Dr. Renato Maia Guimarães.

Dr. Renato cursou especialização em Medicina Geriátrica pela University of Birmingham, e concluiu seu mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, onde também atuou como professor voluntário de Geriatria de 1990 a 2010. Entre 1997 e 2000, presidiu em âmbito nacional a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e, entre 2002 e 2004, foi responsável pela presidência da seccional Distrito Federal da SBGG. Exerceu a presidência da Academia de Medicina de Brasília de 2016 a 2018.

Entre 2005 e 2009, atuou como presidente da International Association for Gerontology and Geriatrics – IAGG, sendo o único sul-americano a ter ocupado esta posição até então. Desde o início da década de 2000 até 2010, Dr. Renato esteve à frente da estruturação e funcionamento do Centro Multidisciplinar do Idoso do Hospital Universitário de Brasília.

Diante deste vasto currículo e de suas contribuições imensuráveis para a saúde do idoso, é inegável que o Dr. Renato – que, infelizmente, nos deixou no dia 10 de fevereiro de 2020, aos 67 anos – é uma enorme inspiração para todos os profissionais que atuam na geriatria e gerontologia e, por que não dizer, aos demais profissionais da saúde. Suas buscas incessantes pelo conhecimento científico, colocando-os sempre à disposição da sociedade, são fontes inesgotáveis, tamanha sua produção em vida, para o aprimoramento das melhores práticas possíveis em nosso meio.

O seu legado será eterno e nossas homenagens não dão conta da imensidão e importância do seu trabalho. Mesmo assim, registramos aqui a nossa gratidão a este profissional que tanto nos ensinou, não apenas pelo seu trabalho acadêmico, educativo e prático, mas também pela nobreza, generosidade, elegância, sabedoria e cultura incomparáveis.

Como ele próprio costumava dizer, muito mais que biologia, Renato deixou uma linda biografia.