Guia Global: Cidade Amiga do Idoso

A população idosa tem crescido exponencialmente no Brasil e no mundo. Em 1950, o mundo tinha 202 milhões de pessoas idosas. Já em 2020, esse número cresceu para 1,1 bilhão e deve alcançar 3,1 bilhões em 2100. Pessoas nesta faixa etária representavam 13,5% da população em 2020 e devem chegar a 28,2% em 2100.

Esse aumento evidencia a importância de um olhar mais profundo e da necessidade de ampliação de políticas públicas voltadas para esse público, principalmente quando o foco é prevenção e cuidado com a saúde, inclusive quando se trata de infraestrutura dos espaços públicos e o alto risco de quedas.

As cidades e a população idosa

O problema da acessibilidade é visível até mesmo nos grandes centros urbanos. Para estimular mudanças neste sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem certificado municípios que façam adaptações em suas estruturas e serviços para que se tornem acessíveis às pessoas idosas.

No Brasil, em 2019, foi criado o Projeto de Lei que cria o Programa Cidade Amiga do Idoso, com o objetivo de incentivar municípios a adotarem medidas para o envelhecimento saudável e para aumentar a qualidade de vida da pessoa idosa.

As cidades que receberam o certificado da OMS foram: Porto Alegre, Esteio e Veranópolis, no Rio Grande do Sul; Pato Branco, no Paraná; Balneário Camboriú, Santa Catarina; e Jaguariúna, São Paulo.

Guia Global: Cidade Amiga do Idoso

A OMS criou um guia a ser seguido pelas cidades para tornarem-se amigas do idoso. Para que recebam o selo é necessário que elas cumpram os três pilares da organização: saúde, segurança e participação, além dos critérios bases, separados em: Espaços abertos e prédios Transporte Moradia Participação social Respeito e inclusão social Participação cívica e emprego Comunicação e informação Apoio comunitário e serviços de saúde

Leia todos os pontos que são apresentados nos tópicos do guia da OMS!
Para continuar se informando sobre assuntos pertinentes às pessoas idosas e as especialidades, acompanhe a SBGG nas redes sociais:

/LinkedIn /Facebook /Instagram