Menu
Filiada à:
Menu

Gerontologia: o idoso no centro do cuidado

O que é Gerontologia?

A Gerontologia é a ciência que estuda o processo de envelhecimento humano em todas as suas especificidades.

O aumento expressivo do número de idosos na população, coloca a Gerontologia em evidência. A necessidade da intervenção neste campo, por parte das diversas áreas profissionais, amplia e reforça o seu caráter multi e interdisciplinar, uma vez que o processo de envelhecimento compreende os diversos aspectos da vida humana e o seu estudo se constitui a partir de conteúdos distintos.

A atenção a pessoa idosa exige ações de diversas áreas do conhecimento, muitas vezes complementares entre si e a assistência ao indivíduo e à família em qualquer modalidade de atenção deve se dar de forma integral e contextualizada.

Quem é o especialista em Gerontologia titulado pela SBGG?



O título de Especialista em Gerontologia emitido pela SBGG, habilita os profissionais, das diversas áreas, com interesse na área do Envelhecimento. Para tal é importante que tenham concluído uma formação completa em curso superior, reconhecido pelo Ministério da Educação, e ainda tenham a formação completa em pós-graduação lato ou stricto sensu na área do envelhecimento humano, à exercer sua atividade profissional junto a população idosa.

Para que esses profissionais se submetam ao Concurso de Título de Especialista em Gerontologia, realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, é fundamental atender os critérios definidos acima.

O Especialista em Gerontologia atua em diversos campos profissionais referentes ao envelhecimento, quer seja na Saúde, na Assistência Social, no Judiciário, na Previdência, na Educação, dentre tantos outros.

O Especialista em Gerontologia é um profissional que tem como especialidade a área do envelhecimento humano. A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia oferece o Concurso de Título de Especialista uma vez ao ano por meio de editais que estão disponíveis no site da sociedade.