Menu
Filiada à:
Menu

Geriatrics, Gerontology and Aging: conheça as mudanças

A Geriatrics, Gerontology and Aging é a publicação científica oficial da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, com circulação desde 2007. Destina-se à publicação de artigos científicos, incluindo editoriais, artigos originais, artigos de revisão, relatos de casos, comunicações breves, cartas ao editor e outros referentes a assuntos e estudos de interesse técnico nas áreas do envelhecimento humano, da geriatria e da gerontologia.

Atualmente, disponível apenas no formato online (ISSN 2447-2123), a revista aceita submissões em inglês (preferencialmente) ou português. Pesquisas originais inéditas (ou publicadas no formato de preprint) são avaliadas por editores associados e revisores externos, e publicadas sem custos aos autores, sendo disponibilizadas de modo gratuito aos leitores.

Em 2021, a GGA inaugurou uma nova fase da evolução planejada pelo seu corpo editorial, em conjunto com a diretoria da SBGG, em linha com as melhores práticas editoriais e tendências internacionais em publicações científicas.

Formato contínuo

A partir de janeiro de 2021, a revista adotou um sistema de publicação contínua (rolling pass), agilizando o tempo entre a aprovação dos artigos e a disponibilização de sua versão final no site da revista.

Crescimento nas fontes de indexação

Para uma revista, o crescimento da indexação nas bases de dados significa o reconhecimento de mérito e o aval à qualidade de seus artigos. Nos últimos anos a GGA conquistou importantes indexação junto a LILACS, DOAJ, DIADORIM, REDIB, Periódicos CAPES e catálogo LATINDEX 2.0, por exemplo.

Além de estratégias orientadas para aumentar o alcance de sua audiência, incluindo a criação de perfis em mídias sociais como o Twitter (@GgagingJ) e publicação preferencial dos manuscritos em língua inglesa, o conselho editorial tem adotado práticas editoriais de nível internacional que garantam a diversificação das citações dos artigos publicados, e prepararem a revista para alcançar os critérios exigidos por novas fontes de indexação num futuro próximo.

Artigos especiais

A GGA publicará nos próximos meses uma série de artigos especiais extremamente relevantes, fruto da parceria com pesquisadores brasileiros e internacionais de reconhecida expertise em suas respectivas áreas, incluindo revisões com foco em oncogeriatria, delirium, fragilidade, dentre outros temas.

Instruções para Autores

Em consonância com as melhores práticas editoriais internacionais, a GGA passa a atualizar as Instruções para Autores anualmente. Antes de preparar seus manuscritos, os autores devem ler a versão disponível no site do GGA. O prazo estimado entre a submissão ao relatório dos primeiros revisores e do editor é de seis a oito semanas.

Saiba mais clicando aqui

Acesse o site, acompanhe a GGA e submeta seu artigo! GGA