Geriatrics, Gerontology and Aging: Artigos Especiais

A Geriatrics, Gerontology and Aging (GGA) é a revista científica oficial da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Desde 2007 publicou mais de 530 artigos científicos, todos gratuitos e de livre acesso.

Com a adoção do formato contínuo de publicação a partir de 2021, a revista conseguiu publicar seus artigos de forma muito mais célere.

A primeira publicação da série de Artigos Especiais convidados pelos Editores foi disponibilizada há poucos dias, e aborda de forma extremamente completa e clara os “Princípios geriátricos para pacientes com câncer”.

O artigo foi assinado por autores de renome internacional na área da oncogeriatria, incluindo os professores Enrique Soto-Perez-de-Celis e Ana Patricia Navarrete-Reyes, do Instituto Nacional de Ciencias Médicas y Nutrición Salvador Zubirán, no México.

Em menos de duas semanas após sua divulgação no site da GGA, o manuscrito já conta com quase 300 visualizações. Neste artigo especial os autores discutem o papel da avaliação geriátrica abrangente no tratamento do câncer para idosos e fornecem ao leitor informações úteis para avaliar os riscos e benefícios potenciais do tratamento, antecipar complicações e planejar intervenções para melhor cuidar dos idosos com câncer.

Além disso, os dois primeiros artigos de uma chamada especial de submissões de pesquisas envolvendo instituições de longa-permanência, lançado pela GGA em fevereiro de 2021, foram publicados, e são leitura obrigatória para profissionais e pesquisadores que atuam no setor de cuidados de longa duração:
“Cuidar ao longo da vida: peculiaridades do cuidado de longa duração para políticas públicas livres de preconceito etário”, e “Uma estratégia de emergência estruturada para o manejo da COVID-19 em instituições de longa permanência no Brasil”.

Acesse e confira estas e outras publicações aqui