Equipe Multidisciplinar: Enfermagem

A equipe multidisciplinar é formada por profissionais que atuam na atenção à saúde do idoso da qual a enfermagem é parte integrante, participando das diferentes etapas do atendimento: diagnóstico multidimensional, tratamento, recuperação e reabilitação da saúde da pessoa idosa.

O número de idosos no Brasil está crescendo aceleradamente. Em 2019, o número de pessoas acima de 60 anos chegou a 32,9 milhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a tendência é que continue a crescer. Por esta razão, é essencial desenvolver ações para melhores cuidados e acompanhamento na área do envelhecimento humano.

O enfermeiro e o idoso

Um dos profissionais que integram a equipe multidisciplinar é o enfermeiro, o qual deve possuir diploma de graduação em enfermagem e o registro junto ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN). Este profissional está habilitado para trabalhar em diversas áreas: assistência, ensino, pesquisa, administração e gerenciamento de cuidados básicos ou especializados, nos diversos cenários e níveis de atenção e de complexidade da saúde do idoso, tais como:

Ambulatório/ consultórios;
Domicílio;
Hospitais, em seus diferentes níveis de complexidade dos serviços;
Centros Dia;
Hospital Dia;
Instituição de Longa Permanência para Idosos;
Centros de Reabilitação e Reinserção Social;
Cuidados Paliativos.

Como integrante da equipe multiprofissional, é um agente importante na integração desta e tem papel fundamental na comunicação entre os seus membros, visando a potencialização da efetividade e eficácia dos cuidados da pessoa idosa. Neste contexto de assistência, atende também a família do idoso e é apoio imprescindível para os cuidadores de idosos.

Quer saber mais? Continue acompanhando nosso blog e siga a SBGG nas redes sociais!

/Facebook
/Instagram
/LinkedIn