Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo

O Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo é celebrado no dia 20 de fevereiro e tem o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre os impactos que o uso de substâncias ilícitas e o álcool geram.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença e um problema de saúde pública que deve ter atenção de todos os países.

O abuso de drogas e a população idosa

O desenvolvimento da dependência química, tanto em homens como em mulheres, pode ser um fator genético. No caso da população idosa, o que é observado como predominante é o fator psicológico.

Ao longo do processo de envelhecimento, a pessoa idosa geralmente precisa lidar com diversas situações, como: perda de entes queridos, queda do poder econômico caso tenha parado de trabalhar, exclusão do ambiente social, falta de contato com a família, entre outros.

Todos esses fatores afetam o psicológico e, não raramente, podem levar as pessoas idosas a buscarem uma fuga da realidade em substâncias químicas, normalmente começando com uma dose e progredindo no consumo até que ele ocorra de maneira descontrolada.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apontou que 1 a cada 10 brasileiros com mais de 60 anos promove o consumo abusivo de álcool.

O uso abusivo das substâncias, como analisado na pesquisa, pode gerar desgaste no núcleo familiar da pessoa idosa e gerar um isolamento social ainda pior e intenso para o indivíduo.

Por isso, é indicado que a família acolha e busque o convívio próximo a fim de evitar esse abuso ou ainda identificá-lo no início.

Qual o papel do profissional da saúde?

A pessoa idosa que encontra-se nessa situação no primeiro momento terá dificuldade em admitir problemas relacionados ao uso de drogas ou abuso no consumo álcool, por isso o diálogo com os familiares é importante.

A conversa franca entre a pessoa idosa e os familiares, e da pessoa idosa e o médico, será crucial para que o profissional entenda qual processo de tratamento é mais indicado para cada caso.

Em determinadas situações, a permanência da pessoa idosa próxima aos seus familiares pode ser o mais indicado, em outras não.

Caso conheça alguém que esteja nessa situação, saiba que julgar não irá ajudar, por isso, procure apoio de um profissional da saúde!

Acompanhe mais assuntos importantes para as pessoas idosas nas redes sociais da SBGG:

/LinkedIn /Facebook /Instagram