Dia Mundial da Osteoporose: a necessidade de conscientização e a importância da prevenção

Hoje, dia 20 de outubro, é uma data reservada para a conscientização de uma doença que afeta, principalmente, as pessoas idosas. A SBGG reforça a importância da campanha e alerta para a prevenção à patologia, que não tem cura.

A osteoporose é uma enfermidade caracterizada pela redução da qualidade e da densidade mineral óssea, causando predisposição à fragilidade dos ossos e risco aumentado de fraturas. Estima-se que a cada três segundos ocorra uma fratura osteoporótica em algum lugar do planeta. São aproximadamente nove milhões de fraturas, anualmente, em todo o mundo. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas convivem com a osteoporose e apenas 20% sabem ter a doença que provoca 200 mil mortes por ano no país.

“Existem muitas variáveis que aumentam a chance de desenvolver osteoporose, como a idade, o gênero e até a origem étnica. As mulheres são mais suscetíveis à perda óssea do que os homens. Aquelas no período pós menopausa e aquelas que retiraram os ovários ou que tiveram menopausa precoce, antes dos 45 anos, devem prestar maior atenção à sua saúde óssea”, alerta a Dra. Ivete Berkenbrock, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

A osteoporose também afeta os homens e pode ser ainda mais fatal para eles. “Cerca de 20-25% de todas as fraturas de quadril ocorrem em homens mais velhos. Estima-se que cerca de 80 mil homens fraturem o quadril anualmente. Além disso, eles têm maior probabilidade de ficar com alguma sequela”, aponta a presidente da SBGG.

A patologia possui um forte componente genético, ou seja, o histórico familiar está muito relacionado ao risco de ter a doença. Por isso, é preciso dar atenção aos sinais. Ter pais ou avós com indícios de osteoporose, com fratura no quadril após uma pequena queda, está associado a um risco maior de desenvolver a osteoporose. Os locais mais comuns atingidos pela osteoporose são a coluna (vértebras), a bacia (fêmur), o punho (rádio) e braço (úmero).

Doença silenciosa

A osteoporose é uma doença silenciosa, raramente apresenta sintomas antes que chegue a um estágio mais grave, isto é, uma fratura óssea. A osteoporose, uma condição que cursa com perda de massa óssea, deve ser tratada com dieta, exercícios prescritos por profissionais e também com medicamentos sempre sob orientação médica.

Tratamento

O tratamento para a osteoporose deve incluir exercícios e alguns medicamentos, mas sempre com orientação médica. Há diversas classes de medicamentos que poderão ser utilizadas, porém, a seleção do medicamento deverá ser feita pelo médico especialista de acordo com as particularidades de cada paciente. Além disso, medidas para melhora do equilíbrio e marcha são importantes estratégias para a prevenção de quedas e fraturas.

Para um futuro sem osteoporose ou fraturas, as principais dicas são: exercitar-se regularmente, incluindo exercícios de fortalecimento muscular e treinamento de equilíbrio, além de evitar hábitos prejudiciais, como tabagismo, bebidas alcoólicas, etc.

Siga as redes sociais da SBGG para acompanhar conteúdos relevantes para a população idosa:
/LinkedIn /Instagram /Facebook