Confira um balanço do Encontro de Geriatria e Gerontologia para Acadêmicos e Residentes que aconteceu no último sábado

“Os estudantes interessados em Geriatria e Gerontologia são o futuro. Eles cuidarão de seus professores algum dia.” Com essas palavras, José Elias Soares Pinheiro, presidente da SBGG, enfatizou a importância do Encontro de Geriatria e Gerontologia para Acadêmicos e Residentes. O evento aconteceu no sábado, 2 de setembro de 2017, graças à parceria entre a SBGG e a Liga Acadêmica de Geriatria da UFRJ, coordenada pelo geriatra Rodrigo Serafim.

A série de palestras e discussões em mesa redonda tinha como objetivo sensibilizar a plateia sobre temas fundamentais do envelhecimento, desde aspectos demográficos e epidemiológicos até cuidados paliativos, com ênfase no desafio da abordagem interdisciplinar de idosos frágeis ou com demência.

O evento contou com participação expressiva dos membros da diretoria da SBGG-RJ. Tarso Mosci, atual presidente da regional, conduziu com desenvoltura e leveza a discussão sobre a complexidade dos cuidados de uma pessoa com Doença de Alzheimer, uma vez que a família inteira vê-se afetada pela enfermidade.

Apesar da impossibilidade de contar com representantes de todas as profissões que podem compor a equipe multiprofissional, em função do tempo limitado, o envolvimento de psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudióloga na discussão do plano de cuidados explicitou que o sucesso da intervenção em pacientes idosos depende da boa comunicação entre os membros da equipe. Eloisa Adler, psicóloga e especialista em Gerontologia, destacou a relevância do vínculo da família da pessoa doente com a equipe — e que tal vínculo permite que ocorra um diálogo genuíno, em que as demandas possam ser explicitadas e atendidas.

No encerramento, foram sorteados fascículos do PROGER e do Atlas of Geriatrics, assim como inscrições para o GeriatRio 2017 e para o CBGG 2018.

A SBGG agradece a todos os diretores da LiAG-UFRJ, que foram incansáveis na organização e divulgação do evento, e à Abbott Nutrição, representada pela Sra. Anita Fonseca, que ofereceu um coffee-break ao ar livre. Desde já, fica a expectativa do próximo encontro temático com a presença dos estudantes.