Concurso Nacional de Redação para alunos do ensino médio

No Brasil, há 210 milhões de pessoas, sendo que 37,7 milhões são pessoas idosas, ou seja, têm 60 anos ou mais, segundo dados atualizados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em 2021.

A SBGG, com o objetivo de proporcionar aos jovens brasileiros uma compreensão maior sobre o processo de envelhecimento e uma reflexão sobre o futuro, elaborou o projeto SBGG Vai às Escolas.

Isso porque os adolescentes de hoje compõem o grupo que nos próximos 40 ou 50 anos serão os “novos idosos”, possivelmente muito ativos e fazendo parte da força produtiva do país.

Saiba mais sobre o concurso

O Concurso Nacional de Redação é direcionado a alunos matriculados nos 1º e 2º anos do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o país.

Cada participante escreve uma redação inédita e original em Língua Portuguesa, sendo avaliada por uma comissão composta por especialistas em Gerontologia titulados pela SBGG, de todas as regiões do país.

“Como eu quero envelhecer” e “Envelhecendo no Brasil do século XX” foram alguns dos temas escolhidos para o Concurso.

A terceira edição do concurso terá como foco central o “Etarismo”, definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma ação permeada por estereótipos (como pensamos), preconceito (como nos sentimos) e discriminação (como agimos) com as pessoas por causa da sua idade.

O vencedor do concurso é premiado com um notebook e recebe uma passagem e uma diária, junto com o seu responsável, para a leitura da redação na abertura do Congresso Brasileira de Geriatria e Gerontologia (CBGG), em 2023.

A importância do concurso

O objetivo é despertar nos jovens o interesse pelo processo de envelhecimento, fazendo com que ao pensarem em formação profissional tenham a clareza de que existe um público que deverá, também, ser alvo de seu trabalho.

Assim como despertar nas escolas a importância de serem inseridos conteúdos relacionados ao processo de envelhecimento em seus projetos pedagógicos.

O objetivo desta edição do concurso é levar os jovens a uma reflexão sobre o tema. Por isso, queremos saber o que pensam sobre o assunto e o que têm a dizer: “Etarismo: como mudar este comportamento?”.

Em breve o edital do concurso com as datas e regulamento será lançado, fique atento!