Cartas na mesa: mais que um jogo, uma oportunidade de iniciar uma conversa em relação ao final da vida

O “Cartas na Mesa” foi desenvolvido nos Estados Unidos e auxilia na conversa com o paciente sobre suas preferências ao final da vida é uma das mais importantes que acontecem ao longo do acompanhamento.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, através de sua Comissão Permanente de Cuidados Paliativos, buscou um recurso facilitador. “Cartas na Mesa” (Go Wish®) é mais do que um jogo.

É uma oportunidade para ouvir os pacientes, facilitando para eles a expressão das suas vontades e preferências em relação ao final da vida.

“Cartas na Mesa”

Ele é composto por uma caixa, um manual de instruções e 36 cartas. As cartas e a caixa existem em duas versões, nas cores azul e laranja, para que duas pessoas possam jogar ao mesmo tempo sem confundir as suas cartas.

A SBGG tem um acordo de exclusividade com a Coda Alliance para o desenvolvimento e a comercialização da versão brasileira.

A dinâmica

O jogo permite que você fale das coisas que são mais importantes para você de uma maneira fácil e lúdica.

As cartas ajudam você a encontrar as palavras certas sobre suas vontades em uma situação em que a sua vida esteja chegando ao fim em decorrência de uma doença grave.

Outra possibilidade é jogar com seus familiares ou amigos para descobrir como cuidar dos seus entes queridos quando eles mais precisarem de você. “Cartas na Mesa” pode ser jogado por uma, duas ou mais pessoas.

Conheça mais o “Cartas na Mesa” e adquira: Projeto Cartas na Mesa