Cartas na Mesa é discutido em entrevista ao site Testamento Vital

Os médicos geriatras Cláudia Burlá e Daniel Azevedo, responsáveis pela adaptação brasileira (junto à SBGG) do jogo “Cartas na Mesa” (Go Wish®), foram destaque no portal Testamento Vital, que contou um pouco sobre a iniciativa.

“Cartas na Mesa” é a adaptação brasileira de um material desenvolvido originalmente nos Estados Unidos, há cerca de 10 anos, pela Coda Alliance, cujo objetivo é permitir, de forma lúdica, a exploração de um tema delicado: a morte.

O jogo é um recurso facilitador para a difícil conversa sobre as preferências e vontades da pessoa ao final da própria vida. O baralho consiste em 36 cartas que podem ser jogadas em duas modalidades: paciência (individual) ou em duplas. Cada uma expressa, de forma objetiva, uma vontade comum (por exemplo, “quero alívio da dor e da falta de ar” ou “quero um objeto religioso perto de mim”). Existe, ainda, uma carta denominada “vontade especial”, que funciona como coringa: por meio dela, o paciente pode incluir na discussão alguma vontade que não esteja especificada nas demais cartas.

Na entrevista, os geriatras falam sobre a importância da iniciativa, por que e como ela foi adaptada ao Brasil e de que forma o jogo permite que o paciente fale com seus médicos de confiança sobre tudo aquilo que é mais relevante para ele. Confira a entrevista na íntegra: https://goo.gl/zY4F9D