Se esse é seu primeiro acesso, clique aqui. Esqueci minha senha

Campanha para o Dia Mundial de Cuidados Paliativos chama a atenção sobre direito dos pacientes que precisam de cuidados paliativos

10/10/2019

A SBGG aderiu à campanha “Meu Cuidado. Meu Direito“, que acontece neste sábado (12), Dia Mundial de Cuidados Paliativos, para lembrar e apoiar os Cuidados Paliativos em todo o mundo. A data foi instituída pela organização internacional não governamental The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA) e, no Brasil, é coordenada pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).

O tema deste ano visa reforçar que todo paciente tem direito a tratamento adequado que reduza o seu sofrimento. Nas redes sociais da SBGG serão feitas publicações sobre a data. Conheça a campanha e a WHPCA no site oficial da ONG e utilize a hashtag #MyCareMyRight.

Segundo estimativas da WHPCA, cerca de 40 milhões de pessoas em todo o globo precisam de cuidados paliativos todos os anos, sendo que 20 milhões estão no fim da vida. A Organização aponta também que 18 milhões de pessoas no mundo morrem com dores e angústias evitáveis.

 

Atuação da SBGG

A fim de estimular e aprofundar o conhecimento dos seus associados sobre este tema, a SBGG conta com as comissões de Dor e Cuidados Paliativos. A Sociedade também disponibiliza de forma gratuita os guias “Dor: o quinto sinal vital – abordagem prática no idoso”, lançado em 2018, e “O que são Cuidados Paliativos”, divulgado em 2015 com apoio da ANCP.

Estes temas também serão abordados durante o XXII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, que acontece de 2 a 4 de abril de 2020, e terá como tema central: “Qualidade assistencial e escolhas sensatas: o idoso no centro do cuidado”. O evento, promovido pela SBGG, terá a participação de palestrantes nacionais e internacionais que, além de cuidados paliativos e dor, falarão sobre as novidades no acompanhamento e cuidado com o paciente idoso.

iTarget

iTarget