Benefícios da musicoterapia na equipe multidisciplinar

A musicoterapia é uma importante ferramenta no cuidado ao paciente idoso e pode integrar a equipe multidisciplinar em ambientes hospitalares ou instituições de longa permanência.

A abordagem pode ser utilizada para diversas condições e auxilia na promoção da comunicação, da expressão e do aprendizado.

Técnicas da musicoterapia

O musicoterapeuta utiliza técnicas que envolvem a audição para recriar ou compor sons, além de instrumentos, a fim de alcançar um objetivo terapêutico. Para isso, o profissional deve levar em consideração o histórico e as preferências de cada paciente.

Benefícios

Entre os benefícios da musicoterapia estão a melhora do convívio social, o resgate da memória e o desenvolvimento da expressão corporal do paciente – que podem ter sido prejudicados pelas condições clínicas.

Por meio de diversas técnicas, o profissional pode auxiliar idosos a recuperar, por exemplo, a passada e a mastigação corretas, a conectar pontos perdidos na memória e a estimular a vida social por meio de trabalhos em grupos.

Na página inicial do site você encontra musicoterapeutas e profissionais de diversas áreas com título de especialista em gerontologia. Eles são capacitados para lidar com todas as demandas do envelhecimento.