Atividades do dia a dia ajudam na saúde dos idosos

Atividades do dia a dia podem ajudar a melhorar a qualidade de vida dos idosos e amenizar problemas de saúde. É o que afirma a especialista em gerontologia, terapeuta ocupacional e membro da Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria (SBGG), Mariela Besse.

Segundo a Mariela, o indivíduo precisa realizar atividades que se sintam bem e que estejam de acordo com suas limitações.“O importante é realizar algo que faça sentido para sua vida e lhe traga bem-estar. Algumas pessoas gostam de jardinagem, outras não tem habilidades para isso, e essas diferenças pessoais precisam ser respeitadas para um melhor resultado”, lembra a especialista.

Atividades como cozinhar, limpar, cuidar do jardim, jogos de lógica e outras ocupações ajudam a manter o corpo e mente ativos. Contudo, Mariela ressalta a importância de se fazer por vontade própria “essas atividades estimulam funções cognitivas como memória, atenção, raciocínio e resolução de problemas, quando quem as realiza faz de forma prazerosa”, completa.