Associados da SBGG escolherão as recomendações para a Choosing Wisely Brasil

A SBGG, em parceria com a Choosing Wisely Brasil (CWB), abrirá na próxima sexta-feira, 13, consulta aos associados sobre as recomendações para escolhas sensatas em saúde para a área da geriatria e gerontologia. As sugestões serão colhidas por meio de um questionário online disponibilizado no site da SBGG até o dia 22 de abril.

Os profissionais de saúde poderão dar notas de 0 a 10 para cada recomendação elencada pelo grupo de trabalho da SBGG e CWB, além de apresentar comentários e sugestões.

Para o geriatra Renato Bandeira de Mello, coordenador do grupo, o intuito é que haja um debate maior entre médico e paciente na escolha do tratamento e esta seja uma decisão compartilhada. “São recomendações baseadas em evidência científica para que se evitem alguns procedimentos que estão presentes nas práticas de saúde e nem sempre são a melhor opção para aquele indivíduo, sobretudo por agregar risco ao paciente e/ou não trazer claros benefícios”, explica.

Serão selecionadas as 10 recomendações mais importantes para compor a lista final da SBGG-CWB. Apresentação oficial será feita durante o Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia 2018, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 6 e 8 de junho.