A importância do reconhecimento do profissional Especialista em Gerontologia

Pessoas no mundo inteiro estão vivendo mais. À medida que a longevidade aumenta, cresce a busca por profissionais para o atendimento à essa população.

O aumento expressivo do número de idosos coloca a Gerontologia em evidência. A necessidade da intervenção neste campo, por parte das diversas áreas profissionais, amplia e reforça um caráter multi e interdisciplinar, uma vez que o processo de envelhecimento compreende os diversos aspectos da vida humana e o seu estudo se constitui a partir de conteúdos distintos.

O que é um Especialista em Gerontologia pela SBGG?

Especialista em Gerontologia pela SBGG é o profissional das mais diversas áreas de atuação, que possui reconhecimento pela Sociedade por sua trajetória profissional na área do Envelhecimento. É um profissional dedicado às questões multidimensionais do envelhecimento e da velhice, atuando nos diversos cenários de prática, reconhecendo no envelhecimento os seus mais variados aspectos e tendo como perspectiva uma atuação interdisciplinar.

Para o profissional ser um Especialista em Gerontologia pela SBGG, um dos requisitos é a formação de nível superior em uma das diversas áreas do conhecimento: Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Terapia Ocupacional, Direito, entre outras, submeter ao Concurso de Título de Especialista em Gerontologia – realizado anualmente pela SBGG, estar apto para lidar com questões do envelhecimento e da velhice e com um olhar interdisciplinar a partir da sua área original de conhecimento.

O que é o Título de Especialista em Gerontologia pela SBGG?

O Título de Especialista em Gerontologia é um título profissional outorgado pela SBGG e tem como objetivo reconhecer o profissional apto a exercer a Especialidade de Gerontologia por meio de adequada formação científica e comprovada atuação na área.
Os profissionais devem prestar o Concurso de Título de Especialista seguindo as determinações do Edital lançado à época do Concurso.

Como atua o Especialista em Gerontologia?

O Especialista em Gerontologia pode atuar nas mais diversas áreas de atenção ao idoso, de acordo com sua formação profissional e em consonância com a legislação e as políticas públicas voltadas a esse segmento populacional.