A importância do médico ter o RQE

Quando um paciente busca o atendimento de um médico é importante que ele entenda a importância de alguns certificados e registros que qualificam o profissional da saúde.

O CRM é o certificado que o profissional precisa para a prática da profissão, porque é assim que é reconhecido que o médico possui qualificações necessárias para a prática da medicina e para fazer atendimento médico.

Mas você conhece o RQE?

O RQE é a garantia que além de qualificado para praticar a Medicina, o profissional também possui especialização completa na área em que atua.

A normativa entrou em vigor em 2012, por meio da Resolução Nº 1.974/2011 do Conselho Federal de Medicina (CFM), e o número do RQE deve constar em carimbos, receituários, placas de consultórios, sites, revistas e mídias.

A medida visa proteger a sociedade de falsos especialistas e a associação de especialidade do médico, que dispõe de uma garantia que somente especialistas podem se apresentar como tal, por meio do RQE.

No caso em que os médicos anunciaram e exercerem uma especialidade sem registro no CRM de seu estado será considerado uma infração ética, e o médico pode responder a um processo ético-profissional perante o Conselho.

Nos casos em que houver danos ao paciente, essa penalidade também pode ocorrer por via judicial.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) pede que todos os pacientes fiquem atentos ao se consultarem e alerta aos profissionais a importância do registro.