A Geriatria e a Gerontologia estão se destacando como profissões do futuro!

A demanda por profissionais qualificados nas áreas da Geriatria e da Gerontologia está aumentando significativamente em razão dos atuais índices de envelhecimento da população. Por isso é tão importante olhar para os especialistas que estão trabalhando em prol do envelhecer saudável da população.

Segundo análise do IBGE/Ipea, estima-se que até 2100 as pessoas idosas irão representar 30% da população contra 13% de jovens no cenário mais viável, no entanto no mais rápido e acentuado, em 2100, apenas 9% do total da população será jovem e os idosos representarão 40%.

Consequentemente, há uma necessidade crescente de profissionais especializados para lidar com os cuidados e prevenção relacionados ao envelhecimento. Será essencial que esses profissionais tenham conhecimento abrangente sobre todos os aspectos do envelhecimento, a fim de fornecer um atendimento integral e humanizado para essa população.

Independente de qual cenário irá de fato tornar-se realidade, o aumento da população idosa está imposto e o olhar para a saúde e como será esse envelhecimento é essencial.

Além de médicos e enfermeiros, outras profissões também terão mais oportunidades no campo da gerontologia, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentistas, farmacêuticos, assistentes sociais e educadores físicos.

A presença de diversos especialistas é fundamental para garantir um atendimento adequado aos idosos, permitindo que eles envelheçam de forma digna, saudável e com o máximo de autonomia possível.

A SBGG segue com o propósito de ampliar o número de profissionais qualificados no mercado de trabalho para oferecer o melhor acompanhamento para as pessoas idosas.