Menu
Filiada à:
Menu

6 em cada 10 brasileiros com câncer são idosos


A incidência de câncer em pessoas acima de 60 anos vem crescendo em ritmo acelerado, e coincide com o envelhecimento populacional.
De acordo com os dados da American Cancer Society e do INCA, aproximadamente 60% dos tipos de câncer acometem pessoas com 60 anos ou mais. Além disso, cerca de 70% das mortes pela doença acontecem em idosos.

Considerando os dados relacionados apenas ao câncer de pulmão, em 2019, estima-se que no Brasil foram 18.740 novos casos entre homens e 12.530 entre mulheres, no mesmo período. Segundo a American Cancer Society e também de acordo com os dados do INCA, esse tipo de tumor é o segundo mais frequente entre homens e o quarto entre mulheres; ocorre principalmente entre pessoas com 65 anos ou mais e sabidamente está relacionado à exposição ao tabagismo ao longo da vida.

Outros exemplos importantes são o câncer de próstata em homens, e o câncer de mama entre as mulheres. E essas são doenças que, na velhice, têm características crônicas, demandam cuidados ao longo de anos e têm potencial de impacto em qualidade de vida e funcionalidade, seja em decorrência da doença propriamente dita, seja devido aos tratamentos existentes.

Para saber sobre as recomendações de rastreio para o câncer, acesse a lista de recomendações Choosing Wisely Brasil