Se esse é seu primeiro acesso, clique aqui. Esqueci minha senha

XXVII Jornada Paranaense reúne especialistas em Curitiba (PR)

23/03/2017

Na última semana, a SBGG deu início ao calendário de atividades de 2017, com mais uma edição da Jornada Paranaense de Geriatria e Gerontologia e V Simpósio Idoso na Atenção Primária. O evento  aconteceu nos dias 17 e 18 de março, em Curitiba (PR).

Com o tema “Da promoção à saúde ao paliar”, o presidente da SBGG, José Elias Soares Pinheiro, realizou a conferência de abertura, que contou com a presença de mais de 200 participantes, entre Geriatras, especialistas em gerontologia, estudantes de medicina e residentes de todo o estado.

De acordo com Vitor Pintarelli, presidente da SBGG-PR, a escolha do tema permitiu que fosse abordado no restante da grade da jornada um enorme espectro de assuntos pertinentes à atuação dos profissionais de Geriatria e Gerontologia. “Tivemos temas que vão desde aspectos preventivos como vacinas, preservação da cognição e da funcionalidade, prevenção de doenças até os cuidados paliativos, passando por todo o espectro das síndromes geriátricas, estruturas e cenários de atuação”.

V Simpósio Idoso na Atenção Primária

Outro destaque foi o V Simpósio Idoso na Atenção Primária, evento realizado dentro da programação da XXVII JPGG, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde do Paraná. A atividade teve como tema os aspectos do atendimento ao idoso no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente na atenção primária, que contou com a presença de Edgar Nunes Moraes, geriatra e professor. “Neste ano, o foco principal foram os instrumentos de rastreio e diagnóstico dos quadros de vulnerabilidade e fragilidade”, explica Pintarelli.

Pintarelli ressalta ainda a importância de realizar encontros como esse para os médicos geriatras e especialistas em gerontologia. “As metas que tínhamos para esse evento, como promover o encontro de renomados profissionais para debater os estudos científicos realizados em nosso estado e outras regiões, foram alcançadas com sucesso. Isso porquê nos preocupamos em realizar um planejamento criativo e de qualidade, com um ciclo de aulas e palestras”, finaliza.

iTarget

iTarget