Vacinação contra gripe começa dia 4 de maio em todo território nacional

A partir de dia 4 de maio o Ministério da Saúde inicia a campanha de imunização nacional contra a influenza (gripe). Idosos acima de 60 anos ou mais estão entre o público-alvo da ação que tem como objetivo reduzir os casos de complicações e óbitos causados pela doença.
A campanha se estende até o dia 22 de maio. A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
Guia de Vacinação da Geriatria – importância da vacinação na população idosa
De acordo com o “Guia de Vacinação da Geriatria”, que foi lançado em 2013 pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBiM) “dentre as infecções preveníveis por meio de vacinas, as mais frequentes em idosos são as do trato respiratório, destacando-se as infecções por influenza. A vacinação é a medida mais eficaz para prevenir a gripe e reduzir a morbimortalidade associada à doença nesse grupo populacional e, nas últimas décadas, essa medida tem sido usada com sucesso para reduzir os impactos da enfermidade nessa população”.
Apesar de a vacina mais conhecida ser a da gripe, entretanto, a SBGG alerta que é preciso chamar a atenção para as demais possibilidades preventivas, tais como a pneumonia e a herpes zoster, por exemplo.
Acesse o Guia de Vacinação Geriatria na versão online e confira mais informações sobre o calendário de vacinação dos idosos.
A SBGG salienta que o Guia é um manual de apoio a médicos, profissionais da saúde, bem como população. É fundamental o acompanhamento de um médico para análise individual das necessidades de cada pessoa.
9 de maio – Dia D de mobilização nacional
No sábado (9), será feito o Dia D de mobilização nacional. Os postos ficarão abertos para facilitar o acesso dos que não conseguem ir às unidades em dias de semana alguns shoppings e escolas também serão postos de vacinação.
Mais informações – na composição da vacina existe uma pequena parcela do vírus morto, é isso ajuda a pessoa a não contrair a gripe. Existe uma pequena parcela de vacinados que pode apresentar dor discreta no local da aplicação ou febre baixa, dores musculares e mal-estar em até dois dias após a aplicação, o que não a contraindica.
Em 2014 80% dos idosos foram vacinados em todo o território Nacional, atingindo a expectativa do Ministério da Saúde. E este ano não pode ser diferente, se você tem 60 anos ou mais ou conhece alguém que atinge esse público avise que a vacinação da gripe já começou.
A meta do Ministério da saúde é vacinar além dos, grupos como gestantes, população indígena, crianças na faixa etária de 6 meses e menor que 5 anos, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas) e quem tem doenças crônicas também receberam a vacina.
Este ano será disponibilizado cerca de 54 milhões de doses para a imunização de 49,7 milhões de brasileiros que fazem parte do grupo prioritário por ter maior risco de complicações por conta da doença.
Com informações SBGG e Ministério da Saúde