Sustentabilidade e Velhice: SBGG-RJ promove atividades à população neste sábado, dia 16 de maio

Neste sábado, dia 16 de maio, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção Rio de Janeiro (SBGG-RJ) realizará diversas atividades para a população no I Circuito SBGG-RJ – Consciência Sustentável e Longevidade. O evento acontece das 9h às 13h, na Lagoa Rodrigo de Freitas – Corte do Cantagalo.
A iniciativa tem por objetivo promover a conscientização da população sobre o impacto da adoção de hábitos sustentáveis e saudáveis como ferramentas para alcançar o envelhecimento com saúde e qualidade de vida. Um dos motes é “sem sustentabilidade, não tem velhice”, uma das maneiras que os organizadores utilizarão para chamar a atenção para a correlação entre a preservação dos recursos naturais a longevidade dos seres humanos.
I Circuito SBGG-RJ – Consciência Sustentável e Longevidade integra uma série de atividades em comemoração a Semana de Atenção a Gerontologia – que teve início no dia 9 de maio e se estende até o dia 20 do mês, e ao Dia Municipal do Geriatra e Gerontólogo – instituído no Rio de Janeiro, sendo a data de sua celebração 16 de maio, em homenagem a fundação da SBGG.
O processo que culminou na instituição da “Semana” e criação do “Dia” foi conduzido pelo Gabinete do Vereador Dr. Carlos Eduardo, médico com especialização em Geriatria, por meio da Promulgação da Lei n.5668, de 27 de dezembro de 2013. Hoje a data faz parte do do Calendário Oficial da Cidade do Rio de Janeiro. Mais acesse o site da SBGG-RJ
 
As atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados.
Indicadores – Envelhecimento populacional
O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. No Brasil estima-se que 26,1 milhões corresponda aos idosos – segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013, que foi divulgada no final de 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento aponta que o número de pessoas no Brasil acima de 60 anos (definição de “idosos” dentro da pesquisa) continua crescendo: de 12,6% da população, em 2012, passou para 13% em 2013.
Programação
9h às 10h30 – Distribuição de brindes – palavras cruzadas, sacos biodegradáveis, camisetas do Instituto Ecológico Aqualung
Atividades físicas: Haverá um labirinto montado para realização de atividades físicas com gerontólogos da SBGG-RJ
10h30 às 11h30 – Orientação de especialistas à população sobre o tema: Sem sustentabilidade, não tem velhice! Haverá distribuição de folderes explicativos sobre sustentabilidade – cuidados com a água.
11h30 às 12h30 – Caminhada pela Lagoa