Se esse é seu primeiro acesso, clique aqui. Esqueci minha senha

SBGG-RJ e a profundidade da dimensão espiritual

09/08/2017

O Seminário sobre Espiritualidade organizado pela SBGG-RJ no dia 05 de agosto de 2017, aconteceu no Colégio Brasileiro de Cirurgiões no Rio de Janeiro sendo um sucesso de público e de interatividade entre os presentes. O evento homenageou o Prof. José Francisco Oliveira pela sua contribuição à sociedade como um todo, à SBGG e à SBGG-RJ.

O Presidente da SBGG – José Elias Pinheiro à abertura do evento – proferiu as palavras de agradecimento ao homenageado, mencionou a importância da temática da espiritualidade no conceito multidimensional de saúde, associando à valiosa colaboração do Prof. José Francisco Oliveira e o desprendimento do seu saber.

Os Presidentes da Estadual RJ – Tarso Mosci e Márli Borborema convidaram a Profa. Ligia Py  para coordenação do evento, que organizou cuidadosamente as abordagens dos palestrantes com fragmentos de textos do Prof. José Francisco Oliveira.  A programação pode oferecer uma visão ampliada, da profundidade que é a compreensão da existência humana.

Dessa forma, assim divididos os temas:

• A simplicidade da fé e a sabedoria do amor – Oradora Sara Nigri
• Exposição temática – Espiritualidade: fé e sentido da vida – Dulcinéa Monteiro
• A espiritualidade e o corpo – Oradora Mirian Moreira
• Exposição temática – Espiritualidade: cuidados paliativos – Anelise Fonseca
• O curador ferido – Oradora Silvia Pereira
• Roda de Conversa – Profissionais do INCA: O sofrimento profissional
• Moderador: Carlos Henrique Debenedito
• Debatedoras: Claudia Naylor e Teresa Reis

O Presidente da SBGG-RJ – Tarso Mosci destacou o registro do texto: A eloquência do silêncio” de autoria do Prof. José Francisco, com prefixo editorial SBGG-RJ e registro de ISBN. Realçou a necessidade de todos perceberem a relatividade de tudo, e o reconhecimento de que a dimensão espiritual vai além de qualquer explicação religiosa.

A Presidente do Dep. de Gerontologia SBGG-RJ – Márli Borborema ressaltou o sentimento de gratidão da SBGG-RJ ao Professores José Francisco e Ligia PY pelos exemplos que são – de simplicidade, sabedoria e ética! Usou um dos pensamentos do Prof. José Francisco para concluir sua fala: “A verdade é que não é nem a carne, nem o sangue que nos vivificam, mas o espírito que habita nas profundezas da alma.”

Ao encerramento, foi apresentado um vídeo com depoimentos de personalidades e representantes da Sociedade, e fragmentos de textos do Professor. Assita aqui! https://www.youtube.com/watch?v=TcLg64DQ4jg&feature=youtu.be

iTarget

iTarget