Se esse é seu primeiro acesso, clique aqui. Esqueci minha senha

SBGG define equipe que vai elaborar orientações para Choosing Wisely Brasil

05/02/2018

A SBGG definiu os integrantes do grupo de trabalho que vai elaborar recomendações sobre escolhas sensatas em saúde para a área da geriatria e gerontologia. A formação do grupo faz parte da parceria anunciada entre a Sociedade e a Choosing Wisely Brasil (CW), vinculada à iniciativa internacional cujo objetivo principal é estimular a conversação entre profissionais da área da saúde e seus pacientes e que trabalha em parceria com diversas entidades médicas mundo afora.

Coordenado pelo médico Renato Bandeira de Mello, do Rio Grande do Sul, a equipe é formada por 14 integrantes das áreas de geriatria e gerontologia. O grupo elaborará em torno de 30 recomendações sobre procedimentos, medicamentos e exames laboratoriais que poderiam ser evitados na prática clínica.

Segundo Mello, a indicação dessas condutas pode inclusive prejudicar a saúde de idosos. “São recomendações baseadas em evidência científica para que se evitem alguns procedimentos que estão presentes nas práticas de saúde e nem sempre são a melhor opção para aquele indivíduo, sobretudo por agregar risco ao paciente e/ou não trazer claros benefícios”, explica.

Com as recomendações iniciais definidas, associados da SBGG irão escolher as dez mais importantes para compor a lista final da SBGG-CWA apresentação oficial será feita durante o Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia 2018, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 6 e 8 de junho.

Mello destacou a importância das orientações para estimular escolhas sensatas ao atendimento do idoso no País. Em 2017, a American Geriatrics Society elaborou sua lista de recomendações para o CW. “Nós temos algumas realidades diferentes, por isso é importante fazermos o nosso documento local, porque existem situações rotineiras na prática clínica no Brasil que poderiam ser evitadas”.

Ainda segundo Mello, a iniciativa deverá estimular a tomada de decisões compartilhadas entre pacientes e profissionais de saúde, melhorando a qualidade e segurança do atendimento geriátrico e gerontológico.

Confira os integrantes do grupo:

Renato Bandeira de Mello Médico – RS
Guilherme Barcelos Médico – RS
José Elias Pinheiro Médico – RJ
Claudia Fló Fisioterapeuta – SP
Marco Polo Dias Freitas Médico – DF
Paulo José Fortes Villas Boas Médico – SP
Sergio Murilo Fernandes Filho Médico – PE
Juliana Junqueira Médica – GO
Clarice Cavalero Nebuloni Nutricionista – SP
Renato Fabbri Médico – SP
Virgilio Garcia Moreira Médico – RJ
Rachel Charlys Enfermeira – CE
José Carlos Campos Velho Médico – SP
Celia Freitas Enfermeira – CE

iTarget

iTarget