Se esse é seu primeiro acesso, clique aqui. Esqueci minha senha

Funcionalidade e Envelhecimento

A Gerontologia no Brasil é uma das mais promissoras áreas de atuação profissional. Isso se deve não só ao aumento expressivo do número de idosos na população, como também da longevidade. Hoje em dia, há, por parte dos idosos, da família e da própria sociedade, uma maior consciência de que, para se ter uma velhice ativa e saudável, a despeito da presença de doenças, é preciso investir no cuidado à saúde ao longo da vida.

Um dos marcadores mais significativos de uma velhice saudável é a manutenção da funcionalidade. Este livro procura contribuir para o entendimento das várias dimensões que compõem a funcionalidade, seus determinantes e possíveis intervenções, com o objetivo de otimizar as potencialidades da pessoa à medida que envelhece.

Na Parte I do livro é discutida a funcionalidade como construto e os principais modelos teóricos que a subsidiam, sendo introduzidas questões particularmente relevantes no escopo da Gerontologia da atualidade, como a qualidade de vida e a fragilidade; são também apresentadas as principais funções do ser humano e as modificações diante do processo de envelhecimento. Na Parte II, os aspectos gerontológicos para a abordagem da funcionalidade são apresentados sob a ótica de várias disciplinas, o que caracteriza a Gerontologia como um campo de atuação essencialmente interdisciplinar. Na Parte II são abordadas as principais síndromes geriátricas nas quais a Fisioterapia tem uma intervenção capital.

Na Parte IV são discutidas a aplicabilidade dos recursos fisioterapêuticos e suas especificidades de intervenção no indivíduo idoso. E, por fim, na Parte V é dado um panorama dos principais modelos de atenção à saúde dos idosos e abordado o conceito fundamental de envelhecimento ativo.

Esperamos contribuir para a capacitação de profissionais interessados no cuidado à saúde de pessoas idosas, em especial fisioterapeutas. Entendemos que a especialização de profissionais na área da Gerontologia permite um cuidar de melhor qualidade, com a detecção precoce de disfunções e com o manejo mais adequado de situações que podem tornar-se potencialmente desfavoráveis à saúde e à qualidade de vida dos idosos.

Editora: Guanabara
Edição: 1ª/2009 – 592 páginas
ISBN: 9788527715409
Referência: GUA1184

iTarget

iTarget