Avaliação Geriátrica Ampla

Avaliação Geriátrica Ampla - Modelo SBGG

A especialidade da Geriatria conta com o procedimento Avaliação Geriátrica Ampla – AGA, procedimento este já inserido na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos – CBHPM. É fundamental para avaliação e seguimento clínico dos pacientes idosos, que por características intrínsecas ao processo do envelhecimento humano e sua susceptibilidade e vulnerabilidade para múltiplas condições médicas, de caráter biológico, psicológico e/ou social, necessitam de uma avaliação médica mais abrangente.

A AGA é composta de vários instrumentos de avaliação, muitos já validados no Brasil, com farta literatura científica que comprova, não somente sensibilidade e especificidade nestes rastreios, mas principalmente redução do risco de desfechos indesejados na saúde global de uma pessoa idosa.

A SBGG, no seu último Congresso bianual em maio de 2012, lançou oficialmente a AGA-Laudo Técnico da SBGG, que agora disponibilizamos aos associados titulados em Geriatria no formato PDF, com a nossa logomarca, para ser utilizada em documentos oficiais e nas negociações junto às operadoras de saúde.

No nosso site também disponibilizamos uma versão em Word, para que nossos associados médicos possam utilizar-se deste instrumento e realizar modificações por escalas e testes as quais estejam mais acostumados e que coloquem suas próprias logomarcas no Laudo Técnico.

A razão destes cuidados traduz-se pelo zelo com um instrumento de avaliação já inserido na CBHPM, e que está em processo de consolidação junto às operadoras de saúde para que se sensibilizem e iniciem o processo de inserção deste instrumento nos pagamentos aos médicos conveniados.

Modelos para download

Acesso restrito

Este conteúdo é de acesso exclusivo aos associados da SBGG.Associe-se agora e aproveite todos os benefícios de ser associado à SBGG.
Se você já é nosso associado, faça seu login no topo do site para acessar essa página.