Se esse é seu primeiro acesso, clique aqui. Esqueci minha senha

Lançamento de “Cartas na Mesa” será dia 6 de abril, em Workshop que ocorrerá durante o GERP.17

30/03/2017

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), por meio da sua Comissão Permanente de Cuidados Paliativos, lança no Brasil o jogo “Cartas na Mesa” (Go Wish®), durante o 10º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia (GERP.17), no dia 6 de abril. A atividade acontecerá das 8h30 às 12h30, na sala 02, do Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, SP. Confira no programa

No workshop “Diretivas Antecipadas de Vontade: Cartas na Mesa“, o público poderá travar um primeiro contato com a iniciativa, inédita no país, que é fruto de uma parceria exclusiva da Sociedade com a Coda Alliance, uma instituição norte-americana que tem como objetivo desenvolver e testar programas para educar idosos, seus familiares e a equipe profissional a respeito de preferências pessoais no planejamento terapêutico para o final da vida. O jogo Go Wish® foi elaborado como parte desse programa, atendendo à necessidade de estimular discussões que abordem de maneira positiva os valores e as vontades dos pacientes.

Direcionado tanto a profissionais da saúde quanto à população em geral, “Cartas na Mesa(Go Wish®)” é um baralho composto por 36 cartas, que pode ser jogado em duas modalidades: paciência (individual) ou em duplas.

O jogo facillita uma conversa franca sobre cuidados ao fim da vida. “Mais que um jogo, Cartas na Mesa (Go Wish®) permite ao paciente expressar suas prioridades e preocupações”, avalia a Dra. Laiane Dias, presidente da Comissão Permanente de Cuidados Paliativos da SBGG. Segundo ela, é uma forma de estabelecer um diálogo com a equipe responsável pelos cuidados, para que todos conheçam os desejos do paciente. SBGG.

O jogo deve ajudar a pacientes e seus procuradores de saúde (familiares, amigos, cuidadores) a comparar e discutir prioridades que eles têm em comum e a identificar pontos que possam divergir, bem como promover discussões sobre o registro de diretivas antecipadas de vontade e preferências relativas a intervenções ao fim da vida.

Sobre “Cartas na Mesa” (Go Wish®).

“Cartas na Mesa” é composto de uma caixa, um manual de instruções e 36 cartas. As cartase a caixa existem em duas versões, nas cores azul e laranja, para que duas pessoas possam jogar ao mesmo tempo sem confundir as suas cartas.

A SBGG tem um acordo de exclusividade com a Coda Alliance para o desenvolvimento e a comercialização da versão brasileira. Mais informações http://sbgg.org.br/projeto-cartas-na-mesa/ 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

iTarget

iTarget