Inclusão dos idosos é o foco da SBGG-RJ

Em outubro, mês em que é comemorado o Dia Internacional do Idoso (01/10), a SBGG-RJ promoveu grandes ações em prol da inclusão dos idosos na mobilidade urbana.
Nesta data, a entidade realizou o workshop “Ambientes urbanos sustentáveis e inclusivos para todas as idades”. A atividade abordou sustentabilidade e velhice com professores da rede pública estadual e municipal do Rio de Janeiro, que participam de Residência Docente no Colégio Pedro II.
A atividade piloto com estes primeiros 20 professores traz a expectativa de multiplicação das informações apresentadas, tanto em material teórico como as possibilidades de aplicação prática em classe – os relatos referem à realidade complexa dos alunos em áreas de risco, as hostilidades e perspectivas que limitam a visão de qualidade de vida e envelhecimento (nas mais variadas idades).
Desde julho de 2015, a SBGG-RJ vem estreitando o vínculo com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II, oferecendo apoio ao programa “Colégio Pedro II aberto à Terceira Idade”, entre outros projetos.
Com esse vínculo, a SBGG-RJ participa da abordagem da tradicional instituição educacional, que está na vanguarda  – ao mesmo tempo em que atende desde crianças até pessoas idosas. Dessa forma, em uma perspectiva cultural, de lazer e interação, busca a inclusão social de pessoas idosas.
Sendo assim, a entidade tem a satisfação de interpenetrar o universo pedagógico pelas tecnologias humanas e pela intergeracionalidade, e propõe a ampliação desta abordagem sob o enfoque “envelhecer de forma bem-sucedida está diretamente vinculado à consciência ecológica”.
Atualmente, a SBGG-RJ está no movimento pela Campanha do Envelhecimento pelo Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia. Em parceria com o Crefono, vai promover o 12º Fórum do Envelhecimento Ativo, no dia 26 de outubro, com slogan lançado pela SBGG-RJ em 2015 “Sem sustentabilidade não há velhice”.
Confira outras ações realizadas pela SBGG-RJ:
http://www.sbggrj.org.br/sbgg-rj-e-dia-internacional-da-pessoa-idosa-ambientes-urbanos-sustentaveis-e-inclusivos-para-todas-as-idades/
http://www.sbggrj.org.br/dia-16-de-maio-dia-do-geriatra-e-gerontologo/
http://www.sbggrj.org.br/circuito-sbgg-rj-consciencia-sustentavel-e-longevidade/